[FUG-BR] pfsense load balance e algumas duvidas (apanhando do PF)

Manoel Alvares msnehhumam em yahoo.com
Quinta Abril 21 12:32:09 BRT 2011

Olla obrigado Lucas obrigado Daniel   pela dica

rinetd ....legal esta no ports mesmo em /net

ele precisa ser startado /usr/local/etc/rc.d/rinetd start e tem
que ter uma linha ativando o serviço no no rc.conf

pfsense não tem rc.conf nem rc.local é tudo criado por .xml

eu startei ele assim  /usr/local/etc/rc.d/rinetd onestart  depois

coloquei essa linha num script .sh e coloquei no rc.d como segue

/usr/local/etc/rc.d/ativar_rinetd.sh

funcionou tudo certo forwardin etc...

fica obvio agora que alguma condição nas regras de NAT ou no  filtro
que estão impedindo os meus forwardigs de seguirem
mas como rinetd resolveu tudo me sobra agora tempo pra estudar melhor  com calma
o pfsense  e o PF visto que é o meu primeiro contato com estas ferramentas;

tenho uma duvida ainda se possível passar um range de portas no conf do rinetd

/usr/local/etc/rinetd.conf     tipo:

200.200.200.201 6500:6510 192.168.1.1 6500

quanto a parte de balance dos links funciona muito bem, uma melhoria que gostaria de implementar futuramente seria a do sistema analisar a qualidade do link e não só a presença do sinal
pois o que ocorre  é que aqui o sinal tanto do virtua quando da telefônica oscila muito em qualidade com períodos em que os pings são muito longos é mesmo incrível o que essas companhias vendem com o nome de “banda larga” !!!
seria interessante que o sistema pudesse “saber” qual dos links esta em melhores condições de trafego em dado momento e automaticamente optasse pelo uso do mesmo

eu já andava (irado furioso com tudo) .... mas agora to calminho ...;-))))))

obrigado  a todos mais uma vez .

manoel