[FUG-BR] OT: trabalhar com tape drive LTO3

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Sábado Agosto 20 14:14:54 BRT 2011

Olá,

 Hoje não trabalho mais diretamente com backup, mas utilizei fitas por
algum tempo. Como ninguem respondeu suas perguntas vamos la:

 Eu utilizava star (tem nos portas) ao invés do tar pois tem algumas
vantagens específicas quando utilizado para gravação em fitas, leia a
documentação (pode começar por aqui
http://www.freebsd.org/cgi/url.cgi?ports/archivers/star/pkg-descr).
Existem outra opções para gravar os dados em fita  o cpio e dump são
algumas, veja o que te atende melhor.

O comando mt serve para fazer posicionamento da fita, pense em cada
arquivo gravado como uma "partição" da fita.

Outro ponto importante é nome do device utilizado para gravar a fita,
leia o manual ! (man 4 sa). Resumindo, quando você utilizar o device
/dev/sa0, assim que o comando utilizado para gravar a fita finalizar a
gravação e fechar o "device" a fita será reboninada, ou seja, será
posicionada no inicio. Tendo isso em mente já sabemos oque aconteceu
com os exemplos que você deu, cada novo tar sobrescreveu o anterior.
Para resolver isso utilize o nome do device com um "n" na frente
(/dev/nsa0) isso faz com que o device seja utilizado em modo "No
rewind on close".

O comando mt tem diversos parametros bem úteis:

   fsf: para avançar o posicionamento da fita
   rewind: rebobinar a fita
   rewoffl: rebobina e ejeta a fita

Novamente, man st para saber todos os parametros possíveis e testa-los
com a sua unidade de fita.

Não acho que um storage de baixo custo substituia uma BOA unidade de
fita para backup, tudo depende da sua necessidade, em casos em que
seja necessário o armazenamento externo de midia de backup um hd pode
ser muito frágil para ficar transportando.