[FUG-BR] Relato de experiência atualizando FreeBSD 8.x para 9.x

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Sábado Dezembro 3 17:10:00 BRST 2011

Em 3 de dezembro de 2011 16:01, Renato Botelho <rbgarga em gmail.com> escreveu:

> Oi Cleyton,
>
> Defender o que você usa não é faltar com o respeito, o legal do software
> livre é o fato de ter opções. =)
>
> Eu troquei o portupgrade pelo portmaster porque o portupgrade tava meio
> que abandonado, exigia que eu instalasse o ruby na máquina só por
> causa dele, enquanto o portmaster vinha crescendo muito e era feito
> em shell, e feito pelo Doug Barton, que eh um excelente desenvolvedor.
>
> Mas fiquei com uma curiosidade técnica, o que falta no portmaster pra
> te atender na máquina que tem 1875 ports instalados? Veja bem, não
> [...]

Olá Renato!!

Pelo tempo que leva pra atualizar tudo não tenho condições de ficar
acompanhando, o fato do portmaster parar no meio do caminho é um
transtorno enorme! Configurei o portupgrade pra gerar log, ele vai
fazendo, vai fazendo e no final eu corrijo só o que deu problema
(geralmente não são poucos) e assim consigo aproveitar bem melhor o
tempo da máquina.

Algumas dependências o portmaster simplismente não consegue resolver,
andei pesquisando sobre isso e ao que lembro é alguma limitação
estrutural (pelo fato dele ser mais simples e usar bash), quanto mais
ports tem maior a chance de problemas, o pkgdb tem se virado bem com
elas, principalmente se o problema for recursivo ou de conflito entre
versões parecidas, as sujestões que o pkgdb faz e algumas coisas que
ele assume como corretas foram de muita utilidade por diversas vezes.
Claro que se você responder de forma desleixada a pergunta vai ter
problemas sérios com ele, tipo o mergemaster, se ele pergunta é porque
realmente precisa saber pra fazer a escolha certa.

Outra experiência ruim foram inconsistências no /var/db/pkg, não
lembro agora exatamente o que tinha acontecido, pode nem ter sido
culpa dele, mas depois que permaneci no portupgrade nunca mais
aconteceu, ficou a má impressão.

Não acho que seja o caso de tentar melhorar o portmaster, são
ferramentas que fazem as mesmas coisas de maneiras diferentes, como
disse na máquina com 192 ports uso ele feliz da vida sem problemas,
nessa eu posso acompanhar todo processo de perto, neste caso é uma
ferramenta muito boa e não deixa nada a desejar, mexer nele pode
acabar tornando as coisas complicadas sem necessidade.

Na minha opinião, com muitos pacotes e com relações mais complexas
entre eles uma base de apoio é fundamental, em um sistema novo ou com
poucos pacotes o portmaster é ideal, a maior parte das pessoas nem
precisa dessa quantidade de ports! O portmaster é perfeito até começar
a dar esses tipos de problema, chega uma hora em que acaba não sendo
adequado, ou melhor, acaba não sendo a ferramenta mais adequada pra
tarefa, a questão é apenas o volume, mais nada.

A dependência com o ruby pode ser uma desvantagem enorme mesmo pra
quem não quer ou não vai usar, como eu preciso de ruby aqui, pra mim
acaba sendo indiferente.

Não tenho visto muitos relatos sobre atualização dos ports
(principalmente nesse volume), é uma pena mesmo, creio que todos
teriamos muito a ganhar dividindo experiências.

Abração!