[FUG-BR] Relato de experiência atualizando FreeBSD 8.x para 9.x

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Domingo Dezembro 4 15:25:48 BRST 2011

Em 4 de dezembro de 2011 10:11, Paulo Henrique BSD Brasil
<paulo.rddck em bsd.com.br> escreveu:

> Concordo Renato, porem no caso de administrador mesmo de grandes
> infraestruturas não são sozinhos, alem do que nesse caso especifico
> analise e de fato o problema estava no sistema, na falha que ocorreu a 5
> meses atras e nunca parava para arrumar.
> Removi o /var/db/pkg e o /var/db/ports com rm -rf depois de um
> pkg_delete -a, pois não saia do lugar.
> Em outra thread eu disponibilizei o motivo das falhas de compilação.
> Tornarei em breve atualizar um outro servidor e tornarei a usar o
> postmaster, um servidor apenas não serve de má impressão.
> Agradeço a atenção e compreensão de todos.

> [...]

É Paulo, agora entendi, estávamos falando de coisas totalmente
diferente, eu quis dizer que o que mais admiro do BSD é o fato de ser
escalonável, de ser possível fazer atualização para versões maiores,
não quer dizer que seja a melhor forma de se manter o sistema, mas é
sem dúvida a que eu mais gosto! Não conheço nenhum outro sistema no
planeta em que isso seja possível, apagar tudo e começar do zero não é
tão ruim afinal, dependende do caso.

Lógico que em um servidor em produção e que tenha mais gente operando
e que provavelmente seja dedicado (tenha menos ports até por
segurança) talvez as duas ferramentas sejam equivalentes, aí é questão
de gosto mesmo, até formatar tudo e começar do zero pode até ser mais
prático e confiável, imagina dois operadores cada um usando uma, claro
que vai dar caca!

Só uma última coisa, não é um servidor apenas, é o meu servidor de
casa, o que eu uso pra testar, desenvolver, brincar, navegar, ou seja,
pra tudo! Só eu mexo nele (como root) e faço tudo com ele quando estou
de folga, é uma exceção, com outras máquinas em outros cenários é
quase certo que usarei outras estratégias.

Muito grato pela atenção e forte abraço a todos!!