[FUG-BR] Duvidas com PF

vic vic em wa.pro.br
Quarta Dezembro 7 16:42:27 BRST 2011

On Wed, 07 Dec 2011 15:47:26 -0200, Luiz Gustavo wrote:
> Buenas,
>
> A primeira dúvida tá parecendo tabela de estado.
>
> talvez se você tentar limpar a tabela com o comando:
>
> pfctl -Fs
>
> Em relação a segunda dúvida, para o uso de reply-to/route-to você não
> precisa usar a tabela FIB, o próprio pf faz o roteamento.
>
> no caso ai, eu não sei se já tem ou não nas suas regras, mas você
> precisa especificar a saida dos links, tipo:
>
> pass out quick on $if_link1 route-to ($if_link1 $gw_link1) from any
> $if_link2
> [...]

Para bloquear sem precisar reinciar o pf, você pode usar table:

# touch /var/db/pf/icmp_liberados

pf.conf:

table <icmp_liberados> persist file "/var/db/pf/icmp_liberados"

pass in log quick on $int_if proto icmp from <icmp_liberados> to
$ip_firewall

Então você pode adicionar os endereços IP/faixas em
/var/db/pf/icmp_liberados (1 por linha) ou via pfctl -t icmp_liberados
-T add IP.

Veja mais em man pf.conf(5)

att.

--