[FUG-BR] Problemas com driver re

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quinta Dezembro 8 15:52:55 BRST 2011

On Dec 8, 2011, at 2:03 PM, Renato Botelho wrote:

> Se você testou 3 placas e o mesmo problema ocorre, então me parece
> que o problema é sim o driver.
>
> Meu conselho é, instale um FreeBSD 9.0-RC2, testa, e veja se o mesmo
> erro ocorre. Se ocorrer, manda um email pra lista freebsd-current alertando
> sobre o problema.
>
> Se você fizer isso rápido, pode ser que consiga uma correção antes do
> lançamento do 9.0-RELEASE, o que seria bem útil.
>
> Pode ser que você descubra que essa placa já funciona no 9.0, então
> você não tem que fazer nada, apenas esperar o 9.0 sair ou contactar
> [...]

Somando ao que o Renato falou...

Eu tenho visto alguns problemas reportados com relação ao driver re recentemente, porém não acompanhei no detalhe qual era o problema.

O yongari@ (como sempre) fez as correções necessárias, mas só no head por enquanto (não foi feito o MFC):

http://svnweb.freebsd.org/base/head/sys/dev/re/if_re.c?view=log

Tirando a ultima revisão que é a do netmap (e deve adicionar certas dependências que não existem nas versões anteriores), você deve conseguir copiar o driver do head e compilar até mesmo num 8-stable.

Quanto ao problema originalmente reportado, existem alguns drivers que não alteram o status da media enquanto o driver esta down, um simples ifconfig reX up resolve o problema.

Se me lembro bem esses drivers quando marcados como 'down' desabilitam as interrupções da placa o que faz com que ele não consiga detectar as mudanças de media.

Também seria interessante saber qual versão ele esta utilizando.

Att.,
Luiz