[FUG-BR] servidor de e-mail de alta disponibilidade

Sábado Dezembro 10 01:21:19 BRST 2011

Cara não sei, mais podemos avaliar ferramentas para se atingir, porem
prepara-se para estudar.

Gosto muito do Qmail, mais creio que o Postfix seria o que poderia lhe
atender melhor devido a gerenciamento mais prático !!
Sou fã do UFS porem ZFS é o que precisa afinal 40.000 x 1.000.000.000 =
40Tbytes.
Sou fã de MBR porem nesse tamanho só GPT mesmo.
Sou fã do Xeon, porem creio que o Itanium seria o processador mais indicado.
Adoraria ter sei lá um servidor com 64Gygabytes ou até mesmo os 192Gbytes
de memoria ram.
Concideraria que Base de dados de autenticação possivelmente seria um
postgresql em outro servidor com o mesmo nipe do MTA.
Assim como consideraria que um cluster de WEB para webmail teria quer ser
implementado assim como uma divisão clara em Apache22 no nucleo do PHP e um
lighthttpd ou mesmo um ningxs seria para as partes estaticas.
Embora eu goste de sua premissa de custo e coloque custo nisso, 2
Quad-Socket, Duo Core Itanium II S9000 creio que está fora de cogitação
mais 8 Servidores baseados em Intel Server S7000 com 4 Xeon Octo-core e
96Gbytes de ram em cada utilizando uma storage baseada em iSCSI montada com
pelo menos duas Dec-Gigabit Intel 82599, sendo uma para sincronismo do
Filesystem em que pode caso possivel o Geom Gate e uma ou mesmo duas
dedicadas para acesso do cluster MTA/DB/WEBMAIl seria interessantes.

Agora desculpe-me mais isso é hipoteticos, seria um case cujo apenas a
Yahoo até onde sei é que possui em produção e metade se não boa parte do
que está lá poucos aqui sabem, e esse ainda tem um problema seria de
Profissionalismo para poder divulgar dados que irá lhe guiar.

As considerações acima são inicio de partida, não tenho conhecimento
suficiente para se quer poder estar analisando diretamente avaliações de
performace e requesitos de gerencia e diversos outros fatores cuja uma MTA
desse tamanho possa vir a necessitar.

Algumas coisas creio que seja factives, como usar sistema baseado em S7000
com 4 Processadores Intel Xeon serie 5000 ou mesmo superiores, com no
minimo 64 Gigabytes de ram, com pelo menos duas ou três placas Intel
Deca-Gigabit nos storages, e um bom investimento em tecnologia de cluster
Ativo/Passivo ou Ativo/Ativo ( estou bebado para diferencial plenamente os
termos ).

Me esquecendo considere pelo menos 2 Gygabit de links com pelo menos 2
operadoras nacionais e 1 operadora internacinal.
Um roteador Cisco 7200 ou mesmo um 12K embora eu prefira um Junniper m40 ou
M80.

Outro fator bom a se considerar é que 1Gbyte de espaço será hoje amanhã
poderá ser pelo menos 3 Gigabyte então nada de economia nos servidores que
serão storages.

Dica pelo custo total, avalie a Google Apps ou Azure.
Com essa quandidade pode ser possivel que a Google faça cada conta a $45,00
o que lhe daria anualmente $1800000 e ainda de quebra muito mais banda,
sistemas de backups e estaria com uma estrutura de pelo menos 98,94% de
disponibilidade.
Alem é claro de gerencia prática !!

Att e espero ter lhe colocado algum horizonte onde nem mesmo pode ser
considerado !!

Em 9 de dezembro de 2011 22:52, Anderson Alves de Albuquerque <
andersonaa em gmail.com> escreveu:

>  Alguém indica uma solução para freebsd para  servidor de e-mail de alta
> disponibilidade? algo em torno de 40 mil pessoas com 1 GB/conta.
>

> --
> [], Anderson Alves de Albuquerque.

:=)>Paulo Henrique (JSRD)<(=:

Alone,  locked, a survivor, unfortunately not know who I am