[FUG-BR] servidor de e-mail de alta disponibilidade

nervoso nervoso em unixarea.com.br
Sábado Dezembro 10 04:31:13 BRST 2011

Em Sáb, 2011-12-10 às 01:21 -0200, Paulo Henrique escreveu:

> alta

como disse no email anterior, eu gosto mais de uma
solucao "distribuida" em que em vez de ter uma maquina com 40 mil
usuarios,
eu teria 40 maquinas com 1000 usuarios...
várias razoes:
1) o investimento pode ser feito a medida que os usuarios chegam
2) é escalar, pois se precisar de mais usuarios é so alocar mais
maquinas
3) uma pane em uma maquina nao para o sistema como um todo
claro que ha a desvantagem de gerenciamento....
Para isso, monta-se uma maquina "front end" em que
roteia os email para as respectivas maquinas.... assim o
usuário veria somente UMA maquina (UM endereco IP).
os usuarios seriam autenticados atravez de sasl com backend
em banco de dados... O banco de dados, usando stored procedure,
sabe em qual maquina esta qual email/usuario.

veja que estou supondo uma solucao SEM WEBMAIL...  pois
os softwares que tenho utilizado usam extensivamente IMAP.

custo de cada maquina aprox R$1600,00 (incluindo o custo de
conexao)... o que daria R$64000,00. colocando uns R$30000,00
de infra estrutura (rack, switch, nobreak...)  fica em R$94000,00
o sistema...

agora falta a ligacao com a internet... precisa ver quantos usuarios
simuntaneos... vamos supor uns 10% com velocidade de acesso de 1Mbit...
temos entao 4000 usuarios a 1Mbit=> 4gbits... com a internet...
veja que a a carga ainda pode ser distribuida em varios enderecos IP....
tipo assim xxx.com.br aponta para 10 enderecos IP...
onde cada maquina (10) mapearia 4000 usuarios...

Sergio.