[FUG-BR] servidor de e-mail de alta disponibilidade

Sábado Dezembro 10 02:02:30 BRST 2011

O maior problema não é você distribuir diretamente as contas, mais manter
isso transparente para o usuário !!!
 E subalocar a coisa a um longo prazo daria teria um problema com gerencia.
Pode ser postfix, sendmail, qmail, a MTA será o menor dos consumidores,
pois o WebMail terá que usar Ajax, terá que disponibilizar muitas coisa
para renda.

Isso considerando um crescimo breve de 2 anos, imagine uma estrutura de
40000 contas iniciais daqui a 3 , 4 anos.
Com um crescimento de 10% ao ano em 2015 a estrutura de filesystem teria
que comportar pelo menos não 40Tbytes mais sim pelo menos 53Tbytes.

Montar a iniciar pode até ser facil mais analisar as perspectivas de
crescimento, as suas curvas de nivel em 6 meses, 1 anos, 1,1/2 Ano, 2 Anos
e assim por diante  não é a mesma coisa.
Tem que considerar pelo menos 30% de recursos alocaveis para medidas de
Boom!!!
Tem que considerar que a estrutura tem que ser resiliente a quedas de
conectividade ( dificil no Brasil).
Tem que considerar que daqui a 4 anos os servidores estarão obsoletos e o
custo de manutenção terá aumentado.
Tem tantos fatores a considerar que uma mensagem dessa na lista faz (pelo
menos eu como mero e insignificante administrador de sistemas BSDs ) rir de
minha própria ignorancia e ter esquecido tantos fatores no primeiro e-mail.

Uma solução desse tamanho não pode nunca ser baseado em mensagens de uma
lista de discussão, por um administrador de sistema que ao meu ver não ter
nem ponto de partida para postar a mensagem deveria de fato ter aberto a
thread.

( Opnião de profissional ) Sr. Albuquerque, a melhor opção para o Sr. é
partir para Nuvens da Google, Azure, Amazon e deixar que custo de hardware,
banda e gerenciamento de baixo nivel fique com eles, e se não é um
conhecedor pleno da Solução da Yahoo !!! melhor deixar FreeBSD como 2º ou
3º Alternativa.

( Opnião de usuário/Administrador de Sistemas BSDs ) tem vaga para a equipe
?

Att.

Em 10 de dezembro de 2011 01:44, nervoso <nervoso em unixarea.com.br> escreveu:

> uma pergunta: se for para montar esta "super maquina"
> nao daria para montar umas 40 maquinas e colocar o
> sistema de email rotado pelas maquinas???
> ficaria 1000 (mil) contas de email por maquina com
> 1gB *1000 => 1TB por maquina...
> cada maquina com um 4 core e 8GB de memoria 2 discos de 2TB e zfs em
> mirror backup usando snapshot...
> neste "farm"  um sistema de "front end"  com um 4 core
> receberia o email e rotearia  para a maquina correta...
>
> como software postfix ou sendmail....
> Antes que me "fritem"  eu tenho o sendmail + cyrus + saslauthd rodando
> [...]

:=)>Paulo Henrique (JSRD)<(=:

Alone,  locked, a survivor, unfortunately not know who I am