[FUG-BR] Servidor Radius para autenticação de Rede Wireless simples (OFF)

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quarta Dezembro 14 23:27:46 BRST 2011

Em 14/12/2011 18:23, joao jamaicabsd escreveu:
> [...]
> Radius, apontei ele pro meu bsd, quando eu clico na rede pra conectar ele
> pede o usuario e a senha, mas nao loga de jeito nenhum, então o problema
> pode estar no ppoe? Vou procurar como faço um teste pra ver se o ppoe está
> funcionando pra poder eliminar o problema de ppoe e depois vou pro Radius.
> Mas vc acha que consigo fazer este tipo de implementação com BSD? Quando um
> usuario tentar conectar na rede wireless, solicitar um usuario e senha
> previamente cadastrado no meu BSD?
> Obrigado e aguardo um retorno se possível.

Opa João,

Olha desse jeito que você tá tentando eu nunca fiz. O que eu já fiz
funcionar foram:

a) Autenticação wireless com MD5 + Mac Address: nesse caso o AP era uma
routerboard fazendo autenticação dos clientes rádio através de uma senha
MD5 e mac do rádio do cliente. O AP autenticava no freeradius + mysql
usando o dicionário radius da Mikrotik. Os clientes não tem acesso à
senha MD5, somente o provedor. Essa senha é gerada e gravada associado
ao mac do rádio do cliente. Quando o cliente liga o rádio dele, o mesmo
faz a conexão com o AP Mikrotik e se autentica. Essa configuração é
apenas para conectar o rádio do assinante com a AP do provedor de forma
mais segura e não aberta.

b) Uma vez que a conexão entre os rádios foi feita e autenticada via
radius, o próximo passo é o cliente autenticar no PPPoE server ou via
DHCP aí é por conta do Provedor. Aqui usamos PPPoE mesmo. O cliente no
router dele ou no windows ou linux ou bsd, etc cria uma conexão PPPoE
que também será autenticada via freeradius + mysql. Pode até ser o mesmo
servidor mas com outras configurações na base mysql do radius. O
servidor PPPoE que vai dar o IP para o assinante e fazer o roteamento do
mesmo para a Internet após ele se autenticar.

Em uma rede de assinantes cabeada não temos o passo (a), somente o (b).

CLIENTES <=====> PPPoE Server (Mikrotik) <=====> FreeBSD (freeradius+mysql)