[FUG-BR] ZFS no FreeBSD-9.0-RC3 causando reboots espontâneos

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quinta Dezembro 29 13:09:27 BRST 2011

Em 29/12/2011 12:33, rollingbits (a.k.a. Lucas) escreveu:

> Eu acho que vcs estão misturando as coisas: equipamentos "high end"
> como estes (tipo servidores e estações de trabalho) são otimizados
> para uma tarefa específica: isto pressupõe o uso de software
> específico (incluindo o sistema operacional). Vc não pode simplesmente
> substituir os programas de uma máquina destas e esperar que as coisas
> funcionem direito o tempo todo: quando a Dell fez o servidor Xeon
> citado acima, ela começou com a arquitetura meia boca de todo PC... e
> começou a modificar tanto o hardwere quando o *software* para que a
> [...]

Seguindo essa linha de raciocínio continuo afirmando que é burrice da
parte deles. O que adianta um hardware que vai atender 10% do comércio?
Vamos dizer assim.
Todos sabemos que existem diversas empresas que querem o melhor
equipamento para o seu setor de TI mas isso não é maioria, muitas
empresas procuram o melhor custo x benefício.
Procuram hardware confiável e que rode seus sistemas, sistemas esses que
podem ter saído muito mais caro que o hardware. De nada adianta gastar
R$8.000,00 em um equipamento que vai servir de peso de papel. Continuo
afirmando que eles poderiam muito bem homologar seus equipamentos para
os sistemas profissionais existentes.

Qual seria o custo de baixar um FreeBSD instalar no equipamento deles e
fazer alguns testes de dias, semanas para ver como se comporta? Te
garanto que seria muito mais interessante para eles ter mais sistemas
homologados que ficar reduzido à 1 ou 2. Isso vale para todos os outros
Sistemas.

Para eles venderia muito mais se tivesse escrito lá: Sistemas
homologados: Windows, Linux, BSD  que apenas Windows por exemplo.

Concordo que hardwares novos, com dispositivos novos não seriam
suportados de primeira e não estariam homologados mas tudo é uma questão
de tempo e boa vontade dos fabricantes em colaborar em conjunto com as
comunidades e empresas que desenvolvem os sistemas.

Eu por exemplo não pago R$8.000,00 em um hardware que não vá rodar
FreeBSD. Por isso trabalho em conjunto com o meu fornecedor. Se não
rodar o sistema de forma estável nós trocamos o equipamento.