[FUG-BR] ZFS no FreeBSD-9.0-RC3 causando reboots espontâneos

rollingbits (a.k.a. Lucas) rollingbits em gmail.com
Quinta Dezembro 29 18:06:13 BRST 2011

Eu não sou o autor (óbvio), mas, pelo Google,

On Mon, Dec 26, 2011 at 05:44:52PM -0200, Paulo Pires wrote:
> baseado numa placa-mãe Intel D525MW, com 4GiB de RAM e dois HDs
> Samsung de 1.5TB) usando ZFS nativo com mirror dos dois HDs.

a placa mãe é (originalmente) de desktop [1] e aceita processadores
Atom de 64 bits (modelo D525) [2].

http://www.freebsd.org/cgi/query-pr-summary.cgi?query é seu amigo...

> 2) Alguém com experiência em ZFS tem dicas sobre tuning,
> especialmente de parâmetros ligados a compressão e/ou deduplicação
> (talvez envolvendo parâmetros de memória do SO)?

Minha dica seria

$ man -a tuning

e [3] mas eu não tenho experiência com ZFS. Experimentei bastante
quase todo o resto mas não ZFS.

> 3) Alguma dica para que eu consiga pegar informação de depuração que seja
> útil, quer ao vivo, quer post mortem?

O primeiro ponto é isolar um caso *reproduzível* do problema: se
funciona algumas vezes e não outras você não está com um problema
reproduzível (ports.txz e src.txz são arquivo bem grandes... e se
ocorreu antes e ocorre depois eles podem não estar diretamente
relacionados com o problema). Casos bons são pequenos e pontuais. No
seu caso, ele deveria fazer o sistema re-iniciar imediatamente...

O FreeBSD vem com várias ferramentas de depuração mas eu imagino que
você deva começar lendo [4] (depois de ter lido [3]): O kdb/ddb vc já
citou; também tem dtrace, kgdb, gdb, ...

Referências:

[1] http://www.intel.com/content/www/us/en/motherboards/desktop-motherboards/desktop-board-d525mw.html
[2]
http://ark.intel.com/pt-br/products/49490/Intel-Atom-processor-D525-%281M-Cache-1_80-GHz%29
[3] http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/
[4] http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/developers-handbook/

--
rollingbits -- rollingbits em gmail.com, rollingbits em terra.com.br
lucasnm em ig.com.br, rollingbits em yahoo.com, rollingbits em globo.com