[FUG-BR] [Off] - cacti

Samuel Peres samuelperes em migtelecom.com.br
Terça Fevereiro 1 15:17:36 BRST 2011

On 02/01/2011 01:38 PM, irado furioso com tudo wrote:
> procurei já na documentação do Cacti e também solicitei apoio no
> #cacti, sem sucesso. Talvez algum de vcs saiba o COMO ou pelo menos
> possa me indicar documentação e/ou plugin que me atenda:
>
> preciso fazer e-mails de aviso (ou sms) diferenciados, conforme o
> horário das ocorrencias. Exemplo: das 8~18 (horario comercial) avisar
> só UmPovo, no periodo intermediário (18~19) avisar UmPovo e o OutroPovo;
> após 19 horas, avisar o só o OutroPovo.
>
> alguma idéia, dica, url?
>
> grato,

Boa tarde Irado,

                   Também estou precisando de algo parecido e no momento
tenho estudado a possibilidade de usar SNMP Traps para isso. Para
gerenciar esses SNMP Traps existe o plugin CaMM [1]. Outro ponto de
partida são os "Data Input Method", que são scripts que você mesmo pode
desenvolver para integrá-los ao cacti.

Para alertas existe o plugin thold [2], por padrão ele envia apenas
e-mail, mas eu acredito que da para fazer algumas modificações no código
para possibilitar também o envio de SMS. Existe uma forma documentada de
integrar o plugin thold ao nagios [3], não cheguei a testar, mas
acredito que pode também resolver o seu problema. Os contacts,
contact_groups e os notification_period você configuraria no Nagios e o
thold ficaria encarregado em disparar os alertas. A desvantagem é que
você teria que ter o Cacti e o Nagios no mesmo ambiente, fica meio
gambiarrado o negócio. O ideal mesmo seria só o Cacti, que na minha
opnião é muito mais robusto que o Nagios.

[1] http://docs.cacti.net/userplugin:camm#camm
[2] http://docs.cacti.net/plugin:thold#thold
[3] http://www.lecentre.net/blog/archives/77

Samuel Peres