[FUG-BR] Cloud computing

Francisco Cardoso fricardo em bsd.com.br
Terça Fevereiro 8 10:54:30 BRST 2011

Em 7 de fevereiro de 2011 17:04, Welkson Renny de Medeiros <
welkson em focusautomacao.com.br> escreveu:

> Fabrício, boa tarde!
>
> Faz tempo que pesquisei sobre isso... mas pelo que lembro, isso não era
> possível com Xen e VMWARE (opções mais conhecidas)... Digo o FreeBSD
> rodar como HOST (servidor de VM).
>
> Aqui por exemplo eu uso o VMWARE ESXi 4, que é Linux... e tenho FreeBSD
> como GUEST.
>
> Se não me engano o VirtualBox roda como HOST no FreeBSD, mas não testei.
>
> A galera pode me corrigir se for necessário.
>
> --
> Welkson Renny de Medeiros
> Desenvolvimento / Gerência de Redes
> [...]

Só uma observação, que de nenhuma forma invalida as considerações da thread.
O ESXi não é Linux. Na versão ESXi 4.0 ele tinha um console Linux, mas agora
na versão 4.1 esse console foi tirado para diminuir o footprint de memória
[1].

Há um relacionamento entre o Linux e o ESX/ESXi uma vez que o Linux é usado
para carregar um módulo que carrega o vmkernel, que é o kernel do hipervisor
ESX/ESXi. Veja um trecho da referência [2]:

"
it’s not based on Linux, that the vmKernel—the hypervisor at the heart of
ESX Server—is custom, proprietary code written by Mendel Rosenblum and
others when they founded VMware back in the mid-1990′s.  Yes, there is a
Linux component to ESX Server called the Service Console, but it’s used to
provide an interface to the vmKernel.
"

Referências

[1] Vmware ESXi architecture:
http://www.vmware.com/files/pdf/vmware_esxi_architecture_wp.pdf
[2] The Linux Kernel, Binary Modules, and ESX Server:
http://blog.scottlowe.org/2007/08/19/the-linux-kernel-binary-modules-and-esx-server/