[FUG-BR] Cloud computing

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Terça Fevereiro 8 12:18:12 BRST 2011

Apenas para possuir de referencia.

Devido a necessidade de um recurso especifico do FreeBSD uso o
VirtualBox OSE para 4 estações sobre um unico hardware.
Não tenho problemas de IO, nem limitação de processamento.
Não estou usando hardware de servidor dedicado, mais a configuração é
bem robusta.
Os sistemas guests são apenas Windows XP Professional SP3.

Na minha estação pessoal uso o mesmo VirtualBox OSE com 7 maquinas
simultaneas ( ambiente de teste ), onde os respectivos sistema
encontra-se instalados.

2 FreeBSD 8.0/8.1 x86-64
1 OpenBSD 4.2 x86-64
1 NetBSD 5.1 x86-64
1 Windows XP Professional SP3 x86-i32

As unicas dicas são:
Use processadores quad-core, não use processadores com menores, senão o
desempenho é sofrivel.
Quanto a disco usem RAID stripe, na minha casa não tenho recursos para
ter raid striper e o desempenho no acesso a disco com 2 sistema on é
horrivel.
No trabalho o desempenho é satisfatorio.
E por ultimo quando comprar a placa-mãe e for usar apenas SATA on-board
como é o meu caso em ambos os ambientes, ICH10R não use outra pois o
desempenho é ruim, o canal de comunicação com os discos são
compartilhados, a controladora ICH10R usa canal dedicado, em teste como
uma placa-mãe DG41RQ com ICH9 a coisa ficou critica só com uma guest.
Não testei ( por fata de recursos ) e não sei como é o desempenho do
virtualbox ose sobre a nova arquitetura da Intel serie i3, i5 e i7 até o
momento uso apenas serie Core 2 Quad Q9000.
As placas-mãe que aconselho usar, caso não queiram investir em hardware
dedicado para servidor são:
DP45SG ( DDR3 e ICH10R  soquet 775 ).
DP43TF ( DDR2 e ICH10R soquet 775 ).

E por ultimo e mais importante, processador, isso faz toda a diferença.
Eu não tenho XEON mais a regra que vi é.
Intel Q9450 ou superior, mais não use o Q9650, ele não tem paridade de
FSB e gerou um probleminhas chatos no qual não consegui resolver.
Em resumo
Processadores são os seguintes:
Intel Core 2 Quad Q9450 ( FSB-1066/1333 , 12Mbs )
intel Core 2 Quad Q9550 ( FSB-1066/1333, 12Mbs )

Testei tambem os processadores e segue as descrição da impressão que
tive com eles.
Intel Core 2 Quad Q8400 ( FSB 800/1066 - 6Mbs ): Rodou no maximo duas
maquinas traquilo com 3 maquinas o processador morreu no 100%.
Intel Core 2 Quad Q9400 ( FSB 1066 /1333 - 6 Mbs): O mesmo que o de cima
mais aguentou bem o tranco com 3 maquinas simultaneas.

Para testar IO e ver se teria um bom desempenho eu usei o sysstat com os
comando :vmstat e fiquei acompanhando o o tps de discos durante a copia
de um arquivo grande ( 1.8Gbs ) de uma pasta para outra no host guest,
tanto sendo executando em um unico guest por vez assim como em guest
simultaneos.
  Os discos chegaram a 860 TPS nas placas citadas acima, nas com ICH
diferente da ICH10R o desempenho ficou no maximo em 490 TPS, mais a
media foi de pouco mais de 310 Tps.

Os discos que melhor apresentou performace foram da Western Digital com
32mbs de cache e 7200 RPM, os da Seagate chegou perto.
Notei uma melhora no desempenho setando a variavel HZ do kernel para 8000.
Aproposito usem placa de video dedicada e de boa performace, hoje uso
uma 9800 GT 512/256, mais usei uma 8400GS 512/64 e interferiu
significativamente no desempenho grafico no windows.

Abraços e espero que as informações tenha utilidade.

Durante o processo de teste, por fata de conhecimento monitorei o
desempenho através da experiência de uso e diretamente em dados
coletados e gravados nos arquivos.

Se alguem puder me informar uma ferramenta que permite eu pegar os
mesmos contadores que usei que são os seguintes:
Disco
TPS, Consumo, Fila de disco.
Processador.
Uso de sistema, uso do virtualbox, uso do guest
Memoria.
Uso do sistema, uso do virtualbox e uso do guest
IO.
Alem do disco, usei os parametros de interrupção por software e
interrupção de processador.

E acho que é o que tenho de experiência com virtualização tendo o
FreeBSD como host hospedeiro.

Até mais.