[FUG-BR] FreeBSD 8.0 Release

Marcel Bonnet marcelbonnet em gmail.com
Quinta Fevereiro 10 22:36:29 BRST 2011

2009/11/24 Pablo Sánchez <phackwer em gmail.com>

> [...]
> 7 - Firefox 3.5 com plugins de flash e java
> 8 - OpenOffice 3.1.1
>
> Meu hardware especificamente me deixou um pouco decepcionado, mas é
> uma decepção que ocorre também com os Linux e o Windows 7 - por algum
> motivo, o driver de video de nenhum deles funciona do jeito que
> deveria. :-( Com o FreeBSD, minha opção foi usar o driver vesa com
> resolução de 1280x768. Não é o ideal, já que minha resolução vertical
> é na verdade de 800, o que me dá uma leve deformidade, mas nada que
> impeça o uso, e bem melhor que usar 1024x768 (aí sim, se tem muita

Legal a iniciativa. Também uso notebook então sugiro que você faça o
seguinte teste e reporte o resultado no seu tutorial:
1. carregue seu X, digamos lá o fluxbox, e depois tente alternar para um
terminal e voltar para a sessão aberta do X. Reporte para o pessoal as
configs (driver vesa, Xorg versão xxxxx) e diga se a tela ficou
"tremelicando" ou ilegível ao mudar pro terminal ou retornar ao X. Se não
tiver problemas, avisa do mesmo jeito!
2. Se o item 1 não deu pau, então vai pro X e reinicia ele, troca do fluxbox
pro kde ou coisa parecida. Diga se o X ficou tremido ou instável.
Esse é um problema que tem afetado muuuuuuitos usuários de notebooks de
diferentes fabricantes. Os reportes que eu vi eram de usuários linux.
O meu notebook STI IS-1462, por exemplo, tem esse infeliz problema com o
Xorg, seja FreeBSD, seja Linux. Nem os drivers (q não lembro quais são) que
vieram no Linux Momentum da STI fazem ele funcionar direito. No BSD ou no
Debian (que estou usando atualmente, sacrilégio a parte com meu ex-BSD 7.2)
tenho que decidir: ou fico no terminal ou vou pro X e só volto pro terminal
depois de reiniciar a máquina. O driver é o vesa. O openchrome não
funciona... já revirei o google e o site do Xorg até encher o saco umas
cinco vezes por uma config. ( O Cleyton Agapito sabe bem do que tô falando)

> [...]
> com 256 cores. Se seu monitor for widescreen você pode criar uma
> imagem no formato wide, e então redefinir seu tamanho de forma
> assimétrica para 1024x768. O resultado fica muito bom.
>
> 4 - Placa de som configurada
> A placa de som é a coisa mais simples do mundo de ser configurada, só
> que por não ser algo "automático" como nos Linux, muita gente acha que
> FreeBSD não tem suporte para som (em que mundo vivemos?!). Abra um
> terminal (você provavelmente ainda está no modo texto, então, só faça
> login como root) e edite o arquivo /boot/loader.conf acrescentando as

Desculpa, mas eu preciso te sugerir que mude a frase para "a placa de som é
a coisa mais simples do mundo de ser configura, DESDE QUE você tenha
comprado uma com suporte - linkar para o Hardware Notes"
Não quero ser chato, mas gostaria que os interessados no teu tutorial fiquem
atentos a isso.
Eu tenho uma interface USB da M-Audio (Fast Track Pro) que não tem suporte.
Por outro lado, tenho uma M-Audio Audiophile 2496 suportada pelo driver
snd_envy24, MAS ela é PCI e não achei nenhum slot PCI - e meu PC foi pro pau
e fiquei com um notebook, veja a ironia do destino.
Teu tutorial vai ficar massa, mas é bom falar das coisas tristes também, pra
ninguém se iludir.

> [...]
>

> Bom, vai ser isso... Sumiram algumas coisas (odeio wordpress às
> vezes.... escrevi tanta coisa! e apartir do item 5, sumiu!), mas é
> mais ou menos isso. Alguém tem alguma sugestão para eu acrescentar?
> --
> =================================
> Pablo Santiago Sánchez
> Análise e Desenvolvimento de Sistemas Web
> Zend Certified Engineer #ZEND006757
> phackwer em gmail.com
> (61) 9975-0883
> http://www.sansis.com.br
> http://www.corephp.com.br
> "Quidquid latine dictum sit, altum viditur"

Marcel Bonnet
www.monovox.net.br
twitter.com/mono_vox