[FUG-BR] [Off] - hosting seguro, criptografado, etc

Antonio Torres antonio.torres em vsat.com.br
Sexta Fevereiro 11 16:58:00 BRST 2011

> Date: Fri, 11 Feb 2011 14:30:24 -0200
> From: irado furioso com tudo <irado at bsd.com.br>
> Subject: Re: [FUG-BR] [Off] - hosting seguro, criptografado, etc
> To: freebsd at fug.com.br
>
> Em Fri, 11 Feb 2011 13:49:27 -0200
> Mailing Lists <mlists at bol.com.br>, conhecido consumidor/usuário de

> estou avaliando também isso mas - uma vez que não é diretamente para
> mim mas, eventualmente administrado por mim - passo a considerar (em
> aceitando os termos em que os colegas colocam a questão) que nem eu
> mesmo sou isento. Se admitirmos que "todo homem tem seu preço" então
> [...]

Está existindo um erro conceitual no assunto: o "servidor seguro" não resolve o problema principal de segurança !

Se o conteúdo das mensagens de e-mail são tão sigilosos não adianta ter "servidor seguro", precisa mais ainda ter clientes de e-mail seguros e, o mais difícil, usuários seguros....

O servidor "seguro" só resolve a parte de alguem vasculhando o servidor (ou interceptando as mensagens no servidor)

E a outra parte: vasculhar os computadores dos usuários desse servidor ?

Esse problema (já passei por algo parecido) só pode sendo resolvido usando mensagens "pré-criptografadas" e que exigem senha para ser lidas (e sempre armazenadas criptografadas)

Tem diversas ferramentas para isso, desde inserir a mensagem em uma foto/video até completa criptografia (forte) do arquivo e envio como anexo.......

Pode até usar um "wordpress" e fazer um "album de fotografias" com as mensagens....
Pode, tambem, enviar os arquivos (criptografados é claro) para serviços tipo 4shared......

É mais uma questão de *procedimentos*