[FUG-BR] Placa de Vídeo NVIDIA 310M

Mailing Lists mlists em bol.com.br
Sábado Fevereiro 12 16:21:32 BRST 2011

Marcos H. Costa - 01/07 escreveu:
[...]
> tenho um notebook vostro 3500, que possui placa de vídeo
> híbrida (NVIDIA 310M / Intel).
>
> Tentei instalar o FreeBSD, mas não consegui iniciar o modo
> gráfico. Tentei instalar o PCBSD, mas o intalador não
> iniciou.
>
> Alguém tem alguma sugestão que possa me ajudar? Obrigado.

Pode ser que o Xorg não tenha detectado a configuração de
vídeo corretamente, isso às vezes acontece, principalmente
com máquinas mais recentes. Se este for o caso:

No prompt de comando logado como root, digite:

Xorg -configure

Aguarde uns segundos e espere o arquivo xorg.conf.new ser
gerado. Em seguida, tente estes comandos de acordo com a
sua versão do Xorg:

Xorg -config xorg.conf.new (para versões até Xorg 7.3)

Xorg -config xorg.conf.new -retro (para Xorg 7.4 em diante)

Se aparecer o cursor do mouse e uma tela preta e cinza,
então sua placa foi detectada. Digite Crtl+Alt+Backspace
ou Ctrl+Alt+F1 e Crtl+C para sair.

As placas da NVIDIA são muito boas a nível de hardware,
mas problemáticas em relação a drivers. Se você conseguir
iniciar o Xorg, pode depois instalar os drivers e scripts
de configuração conforme dito pelo Paulo Henrique. Quanto ao
/switching/ de placas (NVIDIA <-> Intel) com o sistema ligado
esqueça, atualmente isto só funciona no ruindows, e mesmo assim
nas versões vista e seven. Nem o Linux suporta este recurso, você
precisará alterar manualmente as configurações na BIOS
para fazer isso. :-(