[FUG-BR] CUDA + FreeBSD

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quarta Fevereiro 23 18:19:47 BRT 2011

Caríssimos

2011/2/20 Paulo Henrique BSD Brasil <paulo.rddck em bsd.com.br>

> (petição)

> Apenas minha opnião ....
> O que vejo nas grandes empresas é a decisão natural de optar pelo que
> possuir maior quantidade de profissionais treinados,
> O custo é muito alto para manter uma equipe altamente capacitados para
> prover serviços a uma gama muito pouca de usuários,
> Ja faz tempo que software deixou ser tratado sobre a relação qualidade e
> passou a ser tratado como capacidade, se a plataforma tem muito usuário,
> mesmo ela sendo um lixo, é a decisão do dinheiro que define que será
> essa plataforma a ter um maior investimento.
> [...]
pontos relevantes que são discutidos nos emails deste tópico. Quando eu
comecei a usar o FreeBSD (há exatos 16 anos, versão 2.1.5), foi por
influência de um outro colega professor (do Inst. de Química / UNICAMP) que
é um ardoroso defensor deste s.o.. Uma grande vantagem que era sempre
frisada devia-se ao fato de que o FreeBSD conseguia "rodar" binários do
linux (que na verdade e em minha modesta opinão, é uma grande confusão
porque há uma míriade de distribuições, com bugs que são repassados de uma
para a outra e com um grupo de desenvolvedores não tão identificáveis quanto
são os do FreeBSD para mim). Posso estar enganado quanto a esta última
afirmação (usei-o muito pouco do linux para saber um pouquinho com mais
profundidade). Neste aspecto, nas versões 32 bits do FreeBSD, nós tínhamos
ports importantes para alguns aplicativos (principalmente, os compiladores)
que eram distribuídos gratuitamente para as plataformas linux. Quando os
processadores 64 bits ficaram abundantes, creio que o FreeBSD team perdeu o
trem da história: os binários gratuitos (CUDA, ifort, dentre outros) ainda
são distribuídos para linux, porém o FreeBSD não os roda mais. Será que é
tal difícil assim conseguir uma emulação de linux64 em FreeBSD64? Por que
ela parou de ser feita? Hoje acabei redendo-me à pressão por resultados:
tenho algumas máquinas rodando linux64, que rodam um aplicativo linux64
(tenho o código fonte dele, mas ele requer o ifort64 para compilar, ou seja,
não tenho como converter o fonte em um executável).

De novo, concordo com o colega cientista: o FreeBSD pode ser mais seguro,
porém o seu desenvolvimento está sendo voltado para privilegiar aplicações
mais seguras que envolvam o oferecimento de serviços do que para um ambiente
acadêmico comum.

Por favor, alguém sabe como anda a emulação de binários linux64 pelo
OpenBSD64bits? Há muito tempo, eu entrei na página dele e vi que eles
rodavam tudo (BSDs em geral, linux, SCO Unix, SunOS, etc.), mas não me
lembro se era tudo 32 ou 64.

Um abraço

Edu

Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor Level 2
Dep. Quimica da Universidade Federal do Paraná
fone: +55(41)3361-3300
fax:   +55(41)3361-3186