[FUG-BR] Controlar Banda para voip

Quarta Janeiro 5 09:53:57 BRST 2011

Já houve no passado uma discussão aqui sobre IPFW + VOIP, onde se discutiu
bastante o algorítimo WF2Q+, foram postados exemplos, etc, etc.

Dá uma procurada no histórico por "IPFW VOIP" ou "IPFW WF2Q+", estou certo
que os exemplos que tem lá poderão ajudá-lo.

Quando ao PF, encontrei esta discussão[1] no histórico também, acredito que
possa ser útil.

[]s

[1]: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-10/msg00555.html

-----Mensagem Original-----
From: Fabiano Carlos Heringer
Sent: Wednesday, January 05, 2011 9:44 AM
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
Subject: Re: [FUG-BR] Controlar Banda para voip

Realmente, há uma certa frustracao.

Ja pesquisei muito sobre o assunto. Na verdade eu consigo colocar meu
trafego voip na queue que eu desejo, com as prioridades.

Mas minhas duvidas sao quais os mais eficiente dos enfileiramentos, cbq,
hfsc, priq ?
Meu maior problema nao é priorizar o voip, e sim segurar o restante do
trafego.

Quanto ao upload, nao consigo controlá-lo, nao sei se estou fazendo algo
errado. Como eu utilizo NAT, eu so precisaria criar regras de
enfileiramento/controle somente na minha interface externa?
Acho que o maior esta no upload, quando ele aumenta, satura muito mais o
link do que o download, já percebi isso.

Eu sempre me confundo na direção do trafego quando utilizando nat.

Tenho duas interface, xl0 e em0.

xl0 eh a interface interna e em0 a externa.

O sentido do trafego é, download SAI da xl0 e ENTRA na em0
e upload ENTRA na em0 e SAI na xl0 é isso?