[FUG-BR] FreeBSD participa de algum evento?

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Sábado Janeiro 22 13:21:56 BRST 2011

E aeee Irado como você tá?  :)

Olá Paulo,

Nem todos que usam linux pensam assim, alguns assim como eu defendem o
que chamamos de Liberdade. Liberdade de usar o que quiser. Comecei à
usar Linux em 1996 na empresa em que trabalhava e só comecei à usar por
2 motivos:

1) Porque meu amigo Andrew, que morava na Flórida, me apresentou o Linux
ao invés de algum *BSD. Provavelmente se eu tivesse conhecido o FreeBSD
naquela época estaria hoje muito mais familiarizado com ele e
provavelmente utilizando-o muito mais. Eu vejo o OS como time de
futebol, as pessoas torcem pelo time que gostam assim como usam o OS que
gostam.  :)  Mas sou extremamente contra essas brigas de que meu sistema
é melhor que o outro, porque isso não leva à crescimento algum e muito
menos contribui para tal. Para mim por exemplo a licença BSD é a mais
perfeita e que se enquadra totalmente no espírito de liberdade que pratico.

2) O outro motivo que me levou à usar Linux foi a empresa resolver
utilizar que na época os consultores que prestaram serviços indicaram
para Internet e só conhecíamos SCO Unix e Xenix. SCO Unix usávamos com
uma interface emuladora de um terminal IBM que conversava com o
Mainframe usando protocolo SNA/SDLC e o Xenix com os programas em COBOL
que eu programava junto com outros da empresa.

Imagine uma criança quando nasce e o pai vai dizendo que ele vai ser
Flamenguista e o mesmo vai crescendo e existe uma forte tendência dele
se tornar realmente mais um flamenguista. Foi mais ou menos o que
ocorreu comigo em Linux mas não com time de futebol porque meu pai era
Fluminense, minha mãe Flamenguista e acabei sendo Botafoguense.  rsrsrsrsrs

Atualmente meu notebook é um Windows 7 Ultimate ORIGINAL e rodo
programas como: BrOffice, ThunderBird como correio, Firefox e outros
programas free, funciona perfeito para mim, não tenho problema algum com
travamentos, drivers ou qualquer outra coisa que eu também não tivesse
tido com outros SOs. Foi uma opção minha, liberdade! Minha esposa já usa
Ubuntu no desktop dela e ela gosta bastante, tem todas as ferramentas
que ela usa como o Picasa, Gimp e outras para fazer efeitos com imagens
porque ela faz Scrapbooks. :)

Meus servidores hoje são Linux CentOS e Debian e tenho um FreeBSD
fazendo o ThunderCache. Todos sem exceção funcionam perfeitamente bem
tanto em performance quanto em segurança e estabilidade. Em mais de 7
anos de provedor ISP que trabalhei os problemas que mais tive foram
físicos e estruturais. Por isso que não tenho o que reclamar dos
Sistemas A ou B e tão pouco dizer que um é melhor que o outro porque
todos fazem o seu papel e bem.

Brigas entre entusiastas sempre vão existir seja em Linux, Windows,
seja em *BSD ou qualquer outro OS. Seria utopia nossa achar que isso um
dia irá acabar.  :)
Ao invés de falar para uma pessoa usar isso ou aquilo, como fizeram
comigo anos atrás, eu hoje incentivo à usar todos e escolher o que
melhor lhe servir e agradar.

[]´s a todos