[FUG-BR] RES: RES: RES: RES: drive igb incomodando...

Eduardo Schoedler eschoedler em viavale.com.br
Terça Janeiro 25 12:11:46 BRST 2011

Em 25/01/2011 12:00, Renato Frederick escreveu:
> Eduardo, não acredito que tenha tanto problema, esta máquina foi
> montada dia 7/1, na próxima janela se possível atualizo prá RC2
> ou se ficar chegando pro final do mês, aguardo pro 8.2

Mas que coisa sinistra... estou rodando

> Perdoe a ignorância, o que é MSI-X?

Acredito ser a moderação de interrupções que o Luiz Otávio falou.
Veja:

igb0: <Intel(R) PRO/1000 Network Connection version - 1.9.5> mem
0xc6f80000-0xc6ffffff,0xc6f7c000-0xc6f7ffff irq 16 at device 0.0 on pci19
igb0: Using *****MSIX***** interrupts with 9 vectors
igb0: [ITHREAD]
igb0: [ITHREAD]
igb0: [ITHREAD]
igb0: [ITHREAD]
igb0: [ITHREAD]
igb0: [ITHREAD]
igb0: [ITHREAD]
igb0: [ITHREAD]
igb0: [ITHREAD]
igb0: Ethernet address: 00:1b:21:xx:xx:xx

Tem um bug referente a isso, veja:
http://www.freebsd.org/cgi/query-pr.cgi?pr=kern/151593
"kern/151593: [igb] [panic] Kernel panic when bringing up igb network
adapter with MSI-X enabled"

> A velocidade está configurada manualmente tanto na porta quanto na
> placa, dependendo do barramento:
>
> ifconfig_igb0="arp mtu 1500 metric 0 media 1000baseTX"
> ifconfig_igb1="arp mtu 1500 metric 0 media 100baseTX mediaopt full-
> duplex"

Notei que não utiliza polling.
Também não utiliza jumbo frames...
Chegou a testar os flags que falei (vlanhwtag, vlanhwfilter, vlanhwtso) ?

> Nestas interfaces normalmente roda vlan prá fechar com PTT e prá troca
> de tráfego com participantes dele, mas é configuração "normal" de vlan...

Muito estranho, pois teve vezes em que bastava criar a vlan para dar kernel
panic.

> Grande maioria são placas em servidores Dell.

Estou com um Dell R210 com 2 bce onboard e uma intel quad... =/

Abraço!