[FUG-BR] RES: RES: RES: RES: drive igb incomodando...

Terça Janeiro 25 12:28:06 BRST 2011

Eduardo, aqui está com MSI-X sim, mas verifiquei que a versão do driver é
diferente, olha em um 8.1-STABLE:

igb0: <Intel(R) PRO/1000 Network Connection version - 1.9.6> port
0xfcc0-0xfcdf mem
0xdf3c0000-0xdf3dffff,0xdf400000-0xdf7fffff,0xdf3b8000-0xdf3bbfff irq 40 at
device 0.0 on pci3
igb0: Using MSIX interrupts with 10 vectors

Agora no 8.2-PRERELEASE

igb0: <Intel(R) PRO/1000 Network Connection version - 2.0.7> port
0xecc0-0xecdf mem
0xddfc0000-0xddfdffff,0xde000000-0xde3fffff,0xddfb8000-0xddfbbfff irq 47 at
device 0.0 on pci8
igb0: Using MSIX interrupts with 9 vectors

O seu é 1.9.5, está anterior ao 8.1-stable.

> [...]
>igb0: Using *****MSIX***** interrupts with 9 vectors
>igb0: [ITHREAD]
>igb0: [ITHREAD]
>igb0: [ITHREAD]
>igb0: [ITHREAD]
>igb0: [ITHREAD]
>igb0: [ITHREAD]
>igb0: [ITHREAD]
>igb0: [ITHREAD]
>igb0: [ITHREAD]
>igb0: Ethernet address: 00:1b:21:xx:xx:xx

>Notei que não utiliza polling.
>Também não utiliza jumbo frames...
>Chegou a testar os flags que falei (vlanhwtag, vlanhwfilter, vlanhwtso) ?

Eu realmente não utilizo polling, teve até uma discussão aqui na lista[1],
sobre a real utilidade do polling, como já comentaram que até atrapalha em
alguns casos, e comigo nunca teve nenhuma melhoria, não o adoto a muito
tempo(acho que desde o 7.0).
o jumbo frames esta rede ethernet não suporta, mas ativei em uma máquina
igual ligada a um storage iscsi que comentei e não tive problemas. Tambem
fiz agragação de 3 portas giga no storage e no free prá aumentar o I/O e
tudo está OK até hoje.

[1] http://www.mail-archive.com/freebsd@fug.com.br/msg46711.html

>Muito estranho, pois teve vezes em que bastava criar a vlan para dar kernel
panic.

Será que não seria pela versão do seu driver que está inferior aos 2 casos
meu? Talvez se você instalar um freebsd 8.0 ou até 8.1...

> Estou com um Dell R210 com 2 bce onboard e uma intel quad... =/

Então eliminamos qualquer problema com o servidor, aqui é tudo linha RXXX
também, R410, R710, etc, etc,