[FUG-BR] RES: RES: FreeBSD participa de algum evento?

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Terça Janeiro 25 17:18:45 BRST 2011

> Em 25 de janeiro de 2011 12:14, Paulo Henrique BSD Brasil <
paulo.rddck em bsd.com.br>
> escreveu:
> Blz Oscar,
>
> Aos "dinossauros" da lista e logico mais experiência com a divulgação de
> eventos, tem algumas dicas para a turma mais nova não ficar batendo
> cabeça !?

Olha, por enquanto não se definiu nada e portanto fica difícil dar alguma
dica. Sugeriria que primeiro definissem alguns objetivos da divulgação e
depois pense em como alcançá-los. Tipo assim, o que pretende oferecer na
divulgação? O que acha que as pessoas vão querer saber? Daí vai se
preparando para cada resposta que arrumar pra isso na medida do possível.
Será que alguém vai querer ver o FreeBSD rodando? -> providenciar máquina
com o bichano. Será que alguém vai querer levar um CD com a instalação? Será
que alguém compraria? Quanto pagaria? O preço da mídia pelo menos? Será que
comprariam outras coisas? Conseguiríamos fazer algum brinde grátis? Quais?
Quantos? Conseguiríamos patrocínio, que seja da comunidade aqui? Já viu que
a galera dinossaura quer dar din din :) Será que alguém vai querer levar o
micro para instalar o Free na hora? Se sim, virou um install fest! :) Que
tal um cartão de visita da comunidade? Já vi uns lugares que fazem sei lá
quantos mil cartões por 70,00 ou coisa parecida. O cara ia levar o link e
outras coisas sem precisar anotar.

Continuando as perguntas para definir objetivos: o que o cara vai querer
saber do FreeBSD? Saberemos responder? Qual a melhor maneira de falar de
diferenças? Sei resumi-las? Sei apresentar rapidamente o sistema de ports?
Vantagens e desvantagens diante de instalação de binários? Dizer por que a
instalação não é gráfica? Por que pode ser bom ter 3 firewalls nativos
diferentes? Sei que há poucas comunidades com uma documentação consistente
como o handbook? Vão querer saber como a comunidade é organizada? Quantas
pessoas usam? Quantos colaboram? Sei responder isso?

Assisti uma palestra interessante no FISL em 2005 do McKusick, onde ele
apresentou o modelo do projeto FreeBSD. Como o projeto está organizado,
padrões definidos, políticas, tempo em geral entre versões, ramos das
versões, documentações existentes, número de pessoas - na época haviam cerca
de 6800 pessoas envolvidas como porters, developers, commiters, etc. Isso
pode ser interessante num evento de SL genérico. Não fez comparação com
ninguém, apenas apresentou de maneira ampla uma comunidade muito bem
organizada (na minha modesta opinião). Achei na internet a apresentação
atualizada em 2008<http://www.cs.jhu.edu/seminars/fall08/lectureslides/oct28mckusick>.,
aparentemente com o mesmo conteúdo. Dá pra traduzir e apresentar :)

Dei uma palestra no CEFET em 2009 com um cunho mais social, mostrando como o
SL pode ajudar na formação de um profissional para que este se coloque bem
no mercado de trabalho. Falei sobre FreeBSD vendendo meu peixe (ou meu time
do coração :) ), mas o conteúdo é genérico e pode despertar mais facilmente
interesses gerais. Não que eu não ache que se encaixe assunto apenas BSD num
evento de SL, mas acho que isso pode somar outros públicos. Tenho trabalhado
com projetos de responsabilidade social na Petrobras (onde estou hoje) e há
muita afinidade entre SL e projetos sociais.

Bom, acho que já enchi muita linguiça prum email só. Tô ficando velho
(alias, tô ficando velho desde que nasci... alguém já se curou disso? Acho
que a única cura conhecida é morrer. Prefiro continuar envelhecendo...).
Pela apresentação do MkKusick tô no limiar da maioria da comunidade, que
teria entre 25-40 anos. O mais velho tem 58, é daqui? Irado? :)

Abs, Cartola.