[FUG-BR] RES: RES: FreeBSD participa de algum evento?

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Sexta Janeiro 28 10:40:54 BRST 2011

Heheh Ricardo, compreendo...

Bom acho que a melhor coisa que podemos contribuir com os usuários é
ensinando eles a ler documentação.
Até hoje tudo que faço é o que está na documentação, li a documentação e
fiz o que está na documentação, os chamados how to na minha opnião acaba
formando usuários preguiçosos quanto a prática da pesquisa.

Expor os recursos do sistema sem agredir outros é a melhor forma de
recrutar novos usuários para o sistema aqui no Brasil.
Penso que não adianta termos uma base de usuário grandes mais que
dependam sempre de um grupo de técnicos para se apliarem os horizontes
no sistemas.
Outro fator que é importante frizar, FreeBSD é sistema destinado a
ambiente de servidores, muitos aqui usa-o como desktop por simplesmente
ser plenamente xiitas.
Se o novo usuário quer um sistema desktop fácil de usar, o único
conselho que tem de minha parte é fique no o Windows ou ubuntu, FreeBSD
não é desenvolvido com foco direcionado a este nicho, é possivel usa-lo,
contudo com curva de aprendizagem muito grande para quem quer algo fácil.
E para esses usuários se preferir ainda ter um kernel FreeBSD na maquina
e colaborar com o FreeBSD, pasta comprar o Mac OS X, comprando um
produto da Apple que usa a tecnologia FreeBSD a Apple continuará a
"colaborar" com o projeto.

Se tiver 30 usuário com a camiseta do FreeBSD no Hack `n Rio ? boa
pergunta !! Fato melhor migrar para OpenBSD ou NetBSD.