[FUG-BR] Hd 4Tb

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sábado Janeiro 29 10:51:03 BRST 2011

On Jan 29, 2011, at 10:30 AM, Welkson Renny de Medeiros wrote:
> Fri, 28 Jan 2011 23:11:17 -0200
> , Joao Rocha Braga Filho <goffredo em gmail.com>

> Tenho um storage de 8TB mas não é ligado ao FreeBSD... fiz uma busca rápida e encontrei isso:
> http://www.freebsd.org/projects/bigdisk/index.html
>
> "Unfortunately, many tools and storage mechanisms still use or assume 32 bit values, often keeping FreeBSD limited to 2TB"
>
> Não li o texto todo... mas talvez seja um ponto de partida para  o que precisa.
>
> --
> Welkson Renny de Medeiros
> Focus Automação Comercial
> Desenvolvimento / Gerência de Redes
> [...]

Welkson,

Eu dei uma olhada lá e realmente não há como acessar discos de mais de 2TB utilizando o formato de partição convencional (MBR) que tem seus offsets baseados em inteiros de 32 bits (e como é um 'padrão' muito antigo dos PCs, não tem como/não vai mudar).

É preciso migrar para o formato GPT (veja como em gpart(8)) ou utilizar o disco no formato 'dedicado' (sem MBR).

Att.,
Luiz