[FUG-BR] Hd 4Tb

Domingo Janeiro 30 02:12:31 BRST 2011

2011/1/29 Cleyton Agapito <cragapito at gmail.com>:

> Como a lista é sobre FreeBSD me permiti remover o restante :-)
>
> Estou tentando acompanhar a thread mas não estou entendendo essa parte
> da MBR, essa não é aquale pedacinho de 512 bytes no começo de cada
> partição ou de cada disco? Também não captei como o gpart poderia
> ajudar, seria fazendo um raid com as partições? Tipo, paliativo,

MBR é de cada disco, e descreve quais partições (até 4) existentes no disco,
e o setor de boot é no início de cada partição.

RAID com partições é só inventar bagunça, especialmente no caso que ele
quer ter um disco inteiro de 4 GB. GPART é um esquema diferente para
definir as partições, creio eu.

Um disco de FreeBSD pode não ter partições, se pedir para usar o disco
inteiro, como eu faço, mas o Ruindows, e alguns outros sistemas operacionais
podem tentar ver o que tem no disco e não entender nada. Neste modo, o
que seria a partição FreeBSD ocupa o disco inteiro, e não existe MBR.

> xunxo?
>
> Essa barreira é vencida trocando o sistema para 64 bits? Essa troca eu
> já estou considerando já que vou ter que trocar minha máquina urgente,
> antes de 2035 :-)

Tem um bug nos Unix que aparecerá em 2033, que é quando a data passa
dos 2^31 segundos desde 01/01/1970 00:00. Se usar sem sinal o problema
é adiado para 2107, quando chega a 2^32.

Sou à favor de mudar a data para 64 bits, com resolução de micro-segundos,
e permitindo datas desde antes de Cristo. Assim teríamos como representar
desde 29227102 anos antes de Cristo até o ano 29227102. Acho que só alguma
geração muito futura teria algum problema.

João Rocha.