[FUG-BR] Balancear dois links e redudancia)

Fernando Buzon fernando em bebedouro.sp.gov.br
Segunda Janeiro 31 08:25:37 BRST 2011

Olha esse email antigo...

Renato Frederick escreveu:
> Não sei o que é, sei que no pfsense tem que fazer isto  e por preguiça
> sempre usei pfsense para balanceamento! :)
>
> Não sei também como é com IPFW, sempre uso balance com PF

Com IPFW:

fwd + prob + setup keep-state pra balanceamento TCP
fwd + prob + keep-state pra balanceamento UDP e ICMP

Funciona, mas vai da problema com SSL e sites q gravam cookie por IP se
o "state" morrer.

Com pf:

route-to + keep state com sticky-address (nao vai dar problema algum nas
situacoes mencionadas).

Problema: route-to é round-robin

Solução PF

route-to + probability + keep state + sticky-address

Problema da Solução:

O probability do PF se comporta de forma menos obvia que o prob do ipfw,
causando as vezes uma sobrecarga de algum circuito.

Lembrando que a estrategia de balanceamento quando nao se tem BGP é por
sessão, então qualquer distorção no consumo de banda por mais q vc
balanceie certinho é óbvia ja que uma sessão pode consumir mais que a
outra. Então imagine que por coincidencia cada sessão de download comece
num gateway e cada sessao de chat, msn, e afins, comece noutro link, vai
congestionar o primeiro mesmo o lanaceamento sendo simetrico.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800