[FUG-BR] Gateway

Quarta Julho 13 13:14:37 BRT 2011

Em Wed, 13 Jul 2011 10:11:02 -0300
Valter Junior <valter.jr em gmail.com>, conhecido consumidor/usuário de
drogas (Windows e BigMac com Coke) escreveu:

> Boa Galera,
>
> Sou iniciante no mundo linux/unix, e gostaria de montar um
> gateway/firewall, usando freebsd mais o pf. Bem estou configurando o
> servidor por etapas, primeiro estou configurando o gateway, sem muito
> sucesso, o meu servidor tem 3 interfaces de rede:

bem.. na boa e na paz: pelo visto não aprendeu muito no mundo Linux; o
que aprendi lá ( e não esqueci mais) foi:

a) RTFM
b) RTFM AGAIN
c) STFW (Search The Fucking Web - google)
d) STFWA (Search The Fucking Web AGAIN)

se vc é recem chegado a um SO qualquer fica extremamente difícil se vc
PELO MENOS não tiver passado pela primeira etapa.

então, sugestões fortes:

leia com atenção o handbook (google: freebsd handbook); na parte de
security está tudo o que vc - eventualmente - perguntaria

experimente o PFSense, se vc apenas vai "cometer" um gw/fwll para uma
rede. Não se iluda: é simples, porém MUITO sofisticado. E implica
TAMBÉM que vc vai RTFM atentamente.

divirta-se.

--
 saudações,