[FUG-BR] [Pfsense-pt] [ROTEAMENTO][OSPF] OSPF sobre PFSense versão 1.2.3 e PFSense 2.0 RC3

Vinicius Coque vcoque em gmail.com
Quinta Julho 14 13:33:04 BRT 2011

2011/7/14 Luiz Gustavo S. Costa <lgcosta em pfsense.org>:
> Olá Paulo,
>
> Apesar de ainda não ter a oportunidade de ter usado tal recurso no
> pfsense, temos ele disponivel através dos packages de instalação.
>
> A funcionalidade dele é a mesma do freebsd, com a facilidade de
> ter-mos as opções sendo configuradas via webgui.
>
> O OSPF é portado do OpenBSD e semelhante ao OpenBGP funciona muito bem
> integrado ao PF.
>
> É questão de testar.
>
> Abraços

Já utilizei tanto o OSPF quando o BGP no pfSense 2.0, ambos para
comunicação entre duas ou mais redes corporativas e funcionaram muito
bem.

No meu caso, um dos motivos para utilizar o BGP foi para fazer
failover entre as redes, o OSPF utilizamos em casos onde, além do
roteamento e failover, precisamos dividir a carga entre os links.

--
Vinícius Coque