[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Problema com saída de SPAM - Qmail

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Segunda Julho 18 13:58:57 BRT 2011

Você precisa identificar a conta ou contas que estão causando isso. Já
tive muitos problemas com isso mas depois de um tempo fiz o seguinte:

1) Tirei o sasl e fiquei só com 587/tcp
2) Regeramos novas senhas para todas as contas de e-mail, enviamos para
os assinantes e passamos a data que à partir dela seria a nova senha.
Aconselhando aos clientes que trocassem logo em seguida por uma senha
mais forte. Senhas como 12345, 123, megão, amor, flusão e coisas do tipo
colocariam em risco a privacidade de seus e-mails.
3) Só permitir envio de e-mail autenticado usando a 587/tcp.

Depois que fizemos isso não tivemos mais problemas. Porque os maiores
problemas eram esses, o sasl habilitado, senhas simples e clientes
infectados com worms enviando spam pelo servidor sem autenticação mas
sendo da rede de clientes.