[FUG-BR] rsync - para backup

Sexta Junho 3 12:09:27 BRT 2011

Em Fri, 03 Jun 2011 11:50:10 -0300
Edson Brandi <ebrandi em fugspbr.org>, conhecido consumidor/usuário de
drogas (Windows e BigMac com Coke) escreveu:

> Nunca fiz isso usando rsync, você teria que ir para uma solução mais
> tradicional de backup como por exemplo o Bacula.

obrigado marcelo gondim e brandi;

revisando as coisas, acabo de constatar que me expressei mal pra
caramba na primeira mensagem.

na verdade o que preciso é "quase" um HA; preciso ter pronto um
servidor-espelho do ativo, ou seja, se o ativo sofrer um "calypso"
qualquer, posso colocar o srv02 on-line, com defasagem minima em
relação ao principal.

ou seja, não é (rigorosamente falando) um backup, é espelhamento mesmo,
mas não em HA (pq apenas UM estará em linha). O receio que tenho é de
ter dados corrompidos e que não tenham sido percebidos e não sejam
aqueles que causaram a "paralisia" de srv01.

o cenário é meio tôsco mesmo (manual) porque são máquinas em VMWare, em
hardwares distintos; Nem imagino como poderia fazer HA nisso (a solução
desejável) porque NENHUM dos hardw dispoe de espaço suficiente para um
real HA.

grato,

--
 saudações,