[FUG-BR] Servidor PPPoE + freeradius + mysql + controle de banda

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Sábado Junho 4 23:32:18 BRT 2011

Prezados,

Estou migrando meus servidores Linux para FreeBSD dentre eles tenho
servidores fazendo autenticação PPPoE usando freeradius + mysql. O
freeradius + mysql estão rodando no FreeBSD mas os servidores PPPoE são
Mikrotiks. Alguém teria alguma documentação ou indicação de como montar
um freebsd para substituir o mikrotik? Com o mikrotik hoje faço o seguinte:

1) Autenticação de usuário usando: login + senha + mac address
2) Clientes que tem IP fixo recebem este do freeradius no momento da
autenticação e aqueles que não tem IP fixo pegam IP de um ou mais pools
de IPs. A configuração é feita de forma que quando um pool esgota, os
clientes passam à pegar IP do próximo pool definido.
3) Cada cliente tem sua velocidade de up e down setadas na base do
freeradius, quando o mesmo autentica o radius informa ao mikrotik a
velocidade de up e down daquele cliente e é criada automaticamente uma
queue de controle pra ele no mikrotik.
4) Suporte tanto à ipv4 quanto à ipv6.

Alguém teria alguma indicação para que eu possa fazer o que está
descrito acima mas usando um freebsd? Ou será que não vale apena mudar
de sistema nessa situação e continuar como está?
Ouvi falar do mpd http://mpd.sourceforge.net/ mas gostaria de ouvir
opiniões à respeito.

[]´s

Gondim