[FUG-BR] ZFS vs EXT4 vs btrfs

Francisco Cardoso fricardo em bsd.com.br
Terça Junho 28 09:54:48 BRT 2011

Em 24 de junho de 2011 08:48, Marcelo Gondim <gondim em linuxinfo.com.br>escreveu:

> Olá pessoal,
>
> Ano passado saiu esse comparativo entre esses 3 FS deixando o btrfs bem
> na frente em performance. Esse cenário ainda é o mesmo ou tivemos
> melhorias no zfs?
>
> http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=zfs_ext4_btrfs&num=1
>
> []´s a todos

Também uso ZFS e para o meu uso tem se mostrado muito bom. Além disso, você
confia nesse benchmark? Acha que o ambiente que foi montado, pelo que vi
rapidamente, em um laptop, permite uma comparação justa entre ambos os
concorrentes? Sinceramente, não confio nesse "benchmark". Se bem que pense
em algo difícil: fazer um benchmark justo! Dá muito trabalho e por isso é
muito mais fácil fazer meia boca.

Enfim, sei que o ZFS é um fs inovador em design e recursos. Ele é a last
word in filesystems, se não me falha a memória existe até uma apresentação
da Sun sobre este sistema de arquivos com este título.

Abraços,

Francisco Ricardo