[FUG-BR] ZFS vs EXT4 vs btrfs

Christian Casza chminiero em gmail.com
Terça Junho 28 10:27:49 BRT 2011

Só para constar:
1. foram comparados sistemas de arquivos com propósitos diferentes;
2. foram utilizados PC-BSD e Ubuntu, preparados para uso em desktops e
provavelmente com grande quantidade de processos que podem interferir no
acesso ao sistema de arquivos;
3. o ambiente de testes é precário (apenas um controlador de acesso a disco
fora utilizado e nem sabemos qual é);
4. a comparação, por necessidade, envolve sistemas operacionais diferentes e
5. não estão descritos os escalonadores de IO utilizados, provavelmente o
teste seguiu usando os padrões. Nesse caso fora testado o ambiente como um
todo, não o somente o sistema de arquivos.