[FUG-BR] Não usem FBSD-8x como router !!!

Lucas Dias lucasmcz em gmail.com
Quarta Março 2 00:54:18 BRT 2011

Senhores

Flames não resolveram o problema de ninguém.
Essa lista é para colaboração e ajuda mútua. Sempre vejo todos conseguindo
resolver seus problemas aqui. Sempre alguém consegue resposta, ou se não
consegue resolver, pelo menos aprende algo.

Sou novato com FreeBSD mas pelo que já estudei, sei que ele é capaz de fazer
praticamente qualquer coisa. Toda e qualquer solução robusta que envolva
networking tem algo BSD no meio.

Pelo que sei, as placas Intel apresentam melhor performance que as demais
porque temos Engenheiros da Intel desenvolvendo os drivers, sem "xunxos"
para o FreeBSD e que conhecem FreeBSD.

Isso, contudo não significa que não á joio no meio do trigo. Vai que você
tenha sido "premiado" com uma placa igb "bixada". Já aconteceu comigo,
problemas semelhantes, não com a igb, com outras NICs que foram compradas
todas no mesmo lugar, da mesma marca (sk - 3Com véia de guerra) e ainda sim,
uma foi a "premiada". Trocamos e tudo funcionou.

Acho que a única coisa que a lista não deve ter gostado foi o fato de se ver
uma mensagem tão impactante de um S.O que tem mais de 10 anos de
desenvolvimento por Engenheiros de alta capacidade. Não é a toa que todos
pegam uma carona em algo feito em FreeBSD ou do mundo BSD. Windão que o
diga. No Flames, por favor =)

Acompanho a lista e vi você na batalha tentando fazer o que você quer fazer
funcionar. Que é trabalhar com BGP entre outras tecnologias para roteamento
avançado.

Também vi alguns aqui na lista [1] um amigo que está usando Quagga(BGP) +
FreeBSD 8.1 com um link de 250Mbps com uptime de 392 dias, em cima de um
Servidor Dell com 2GB RAM, Processador Intel® Core™ I3 540 (Acredito que
seja um Dell PowerEdge T110). Sei que não é Intel ibg, é Broadcom, mas está
funcionando como Router a mais de 392 dias.

Não tenho literatura pra falar que o FreeBSD 8.x esteja não esteja tão bem
com placas igb, mas tem gente aqui na lista que poderá.

Tomo a liberdade para perguntar, você já trocou de placa e verificou se o
problema continuou? Ou até mesmo de Hardware? Tais atitudes podem ser demais
para a sua situação, mas em se tratando de hardware que pode estar
funcionando, mas na verdade tem algum problema, nem mesmo um dos mais
seguros, robustos e confiáveis sistemas de computação da atualidade dará
jeito.

Abraços e o FUG-BR está aqui pra ajudar a todos que procurarem.

[1] http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2010-12/msg00250.html

--
.:: Lucas Dias
.:: Analista de Sistemas