[FUG-BR] Não usem FBSD-8x como router !!!

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quarta Março 2 09:06:23 BRT 2011

On Mar 1, 2011, at 7:05 PM, Eduardo Schoedler wrote:
> Pessoal,
>
> Infelizmente é essa a constatação que eu estou chegando: não utilizem o 8.x
> (venho sobrendo desde o 8.0 e atualmente estou no 8.2-PRERELEASE) como
> roteador !!!
> Após inúmeros problemas com o driver igb, o mais recente problema é o kernel
> panic por causa das rotas.
>
> Estou utilizando o bgpsimple [1] com um dump full-routing do RIS RAW Data -
> RIPE [2] para injetar prefixos via bgp (quagga).
> O bgpsimple está rodando em outra máquina, onde eu fecho um peering iBGP.

> [...]

Eduardo,

Não vamos generalizar, como você deve saber toda unanimidade é burra... O sistema não funcionou bem no seu setup, há uma porção de gente por ai satisfeita com a série 8.x.

De qualquer forma, eu não posso responder por essas questões existenciais (linux users, freebsd users, bla bla bla - quase peguei uma pipoca para ler os e-mails), mas se você quiser, posso tentar ajudar com as questões técnicas...

Você só tem hardware com essas placas igb ? Não tem outro modelo/marca ? (esse é um ponto para você testar)

No caso do panic, você precisa ao menos fornecer um backtrace do problema. Você sabe gerar o dump ?

No prompt do debugger, voce precisa digitar: call doadump

Verifique se voce tem um arquivo chamado core.txt.0 (ou outro numero) no diretório /var/crash, se você não tiver, você vai ter que gerar o backtrace manualmente com o kgdb (http://www.freebsd.org/doc/en/books/developers-handbook/kerneldebug-gdb.html):

# cd /usr/obj/usr/src/sys/KERNCONF
# kgdb kernel.debug /var/crash/vmcore.0

E dentro do kgdb, digite: 'bt'.

Encaminhe o backtrace (ou o conteúdo do core.txt.X) para mim ou para a lista (como você quiser...).

Os números no final do nome dos arquivos são as versões (0 para o primeiro crash que você salvou, 1 para o segundo, etc.). Depois de resolvido o problema, você pode apagar todos arquivos naquele diretório.

Precisamos juntar um mínimo de informações sobre o problema para que possamos encaminha-lo oficialmente para o projeto (via listas, PRs ou contato direto com os desenvolvedores).

Infelizmente não adianta testar o sistema só na época dos RCs (quando o sistema já esta praticamente 'congelado' para o release), agora (que o release foi gerado) é o momento certo para testar, identificar e corrigir os problemas.

Se você estiver disposto a rastrear o problema (o que muitas vezes é impossível num ambiente de produção - eu entendo), acho que podemos ajudar.

Att.,
Luiz