[FUG-BR] RES: Não usem FBSD-8x como router !!!

Eduardo Schoedler eschoedler em viavale.com.br
Quarta Março 2 12:33:38 BRT 2011

Em 02/03/2011 08:01, Renato Frederick escreveu:
> Não vou discutir os flames, porém em [1] vocês notam que quando a gente
> fala que **pode** ter algo errado com o FreeBSD.

Já estamos quase confirmando isso... rsrs.

> o pessoal toma como ataque pessoal.

Exatamente foi esse o problema.

> Eu sou da opinião que nada é perfeito e pode ter algo de errado, seja do
> sistema, seja do hardware, seja do técnico e o meu papel como
> analista e assinante da lista é tentar descobrir para tudo funcionar de
> acordo e todos dormirem alegres :-)

Exatamente! E não só isso, precisamos admitir que em algumas situações,
determinado OS é realmente superior a outro sim. Como técnicos, cabe a nós
explorar o melhor de cada situação.

> Em alguns com placas igb, a igb0 e igb1 funciona e ao ativar a 2 e 3,
> elas informam exatamente o que o Eduardo descreveu[2]. Em outras
> máquinas, as 4 sobem e respondem a pings, mas misteriosamente  aparece
> "arpresolve: can't allocate llinfo".
> A solução  para mim foi isto[3].

Renato, lembra que trocamos email sobre isso e disse que isso não acontecia
comigo ?
Fui recompilar o kernel e o problema passou a acontecer aqui também... =/
No FBSD-8.x, alguns valores foram diminuídos por default... não precisei
usar a solução de [3] (hard-limit no driver), bastou que eu aumentasse os
nmbclusters.

Descobri isso usando o comando:

# netstat -m
===> 0/3/1 requests for mbufs denied (mbufs/clusters/mbuf+clusters)

É um problema parecido daquele de quando usamos jumbo frames com o driver
igb, onde precisamos aumentar o valor de "kern.ipc.nmbjumbo9".

Só o que precisei fazer foi editar o /boot/loader.conf e setar:
kern.ipc.nmbclusters=65536

O problema desapareceu.

> Agora o driver igb tem algo de errado sim, porque se notar o que o
> Eduardo descreveu aqui[4] o HEAD está com versão mais nova ainda.

Sim, o 8.2-STABLE tem o 2.0.7...
O HEAD já está na versão 2.1.4 quando baixei pela última vez rsrsrs.
Até postei na lista que estava afim de testar por testar, mas quase não me
está restando opçõa senão testar "valendo"... =/

> Quanto ao BGP, tem que dar uma verificada, mas talvez seja algo na hora
> que bgpsimple injeta as rotas.

Não é.
Subi um freebsd em um virtualbox no meu pc e usei o bgpsimple a partir dele.
Passei a injetar as rotas no quagga em R2 (eBGP) que, por causa do iBGP com
R1, recebe as rotas.
Tanto R2 quanto R1 deram o mesmo problema **ao mesmo tempo** (panic: rtfree
2)....... :-(

O cenário ficou:

R3 (bgpsimple) <==eBGP==> R2 (Quagga) <==iBGP==> R1 (Quagga)

> Quando o bgp sobe, sem as rotas serem injetadas, tudo fica OK?

Sim, somente com 1 anúncio a partir do próprio quagga (comando network).

> Não daria para você ao inves de usar o bgpsimple, fechar uma sessao
> ospfd com a outra máquina e entregar as rotas que o ospf aprendeu pro
> bgp?

É parecido com o que eu fiz acima, mas via bgpsimple em outra máquina (tipo
um R3 rsrs).

Tá complicada a situação do 8.x para router.....

Abs.

--
Eduardo Schoedler