[FUG-BR] Impacto de software single-thread nos atuais Sistemas multi-threads.

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Domingo Março 20 10:59:49 BRT 2011

Em 20 de março de 2011 04:31, Paulo Henrique BSD Brasil
<paulo.rddck em bsd.com.br> escreveu:
> Saudações a todos da lista,
> Recentemente passei a avaliar o real impacto na performance de um
> sistema multi-thread quando apenas parte dos software executados no
> mesmo são single-thread.
> Contudo nas pesquisas que executei a documentação quanto a software
> multi-thread em si é grande porem o software single-thread sobre
> plataformas de OS multi-thread é quase inexistente.
> Por acaso algum companheiro dispõem de informações, referencias quanto a
> esse problema, se é que pode ser considerado um problema ?

Se servir um palpite, o "problema" fica apenas restrito ao programa
que só pode fazer uma coisa de cada vez, tipo abre uma janela e o
resto "congela". No SO não tem impacto já que ele troca o carinha de
contexto e vai fazer outra coisa. Não sei se as threads recebem
prioridade diferentes, mas caso recebam o problema continuarestrito ao
software que vai acabar rodando mais devagar por receber menos atenção
do SO.

Agora, se o software estiver em área de núcleo "kernel", em sistemas
monolíticos (na prática quase todos) aí sim tem impacto, enquanto o SO
está nesta tarefa ele não faz mais nada (lags e congelamentos
temporários).

Se falei alguma bobagem por favor me corrijam, espero ter ajudado.

[]'s