[FUG-BR] FreeBSD no Brasil

Terça Março 22 23:55:08 BRT 2011

Ja li este livro, fui dono de uma cópia por pouco mais de 4 meses até
emprestar e nunca mais vê-lo novamente, mais vamos as considerações.
Tratar assuntos relacionados a usuário é interessante, mais como a
tendência desses livros é se tornarem uma verdadeira Biblia, abaixo
estão os pontos que creio eu ser necessário documentar:

1 - Documentação quanto ao próprio projeto de documentação do Projeto e
até mesmo focado ao projeto de documentação pt-BR ( doc.fug.com.br ).
2 - Documentação quanto as Sysctls, as mas relevantes para o sistema.
3 - Documentação melhor abordada quanto a configuração e compilação de
kernel e do buildworld.
4 - Maior abordagem ao Framework GEOM
5 - Maior abordagem ao Framework NetGraph.
6 - Maior abordagem ao Framework TrusdetBSD.
7 - Documentação quanto a desenvolvimento internamente do sistema.
8 - Documentação quanto ao desenvolvimento de novos ports para o sistema.
9 - Documentação melhor abordada a inicialização e recursos dela (
bootloader ).
10 - Não creio que haja espaço mais um capitulo destinado a
Monitoramento de serviços poderá ser de grande valia embora há muito
material na internet tambem.
11 - Aperitivo* dicas ou entrevistas com os committers ou opniões das
grandes empresas que possui o FreeBSD em sua base de negócios espalhados
ao longo do livro é muito interessante também.

Infelizmente o livro está diretamente focado apenas em FreeBSD, onde
limita o foco apenas no mesmo, porem seria interessante uma serie "O
Poder dos Servidores em suas Mãos" com demais sabores BSDs, OpenBSD e
NetBSD são extremamente carentes quanto a livros em pt-BR, a primeira
edição do FreeBSD - O Poder dos Servidores em suas mãos é excelente,
abordou muitas tecnologias do FreeBSD que de fato são importantes.

Agora em se tratando de um livro que pelo que notei está destinado não
apenas a usuários já avançados, mas tambem em novos usuários, abordar
assuntos muito comuns direcionado a usuários novos do sistema que não
tem dominio da lingua inglesa é de vital importancia para ter um
apanhado maior de inicio e posteriormente dedicar edições a uma função
especifica garantindo uma melhor cotinuidade da obra em edições posteriores.

São minhas considerações.

Em 22/03/2011 22:15, Felippe de Meirelles Motta escreveu:
> Obrigado aos usuários que já nos enviaram suas opiniões.
>
> O foco deste livro são para todos níveis de conhecimento. Mas insisto
> que continuem a enviar estas sugestões para usuários avançados, pois
> ficará guardado para um projeto futuro (não tão distante, hehe) de
> escrever algo mais focado. Temos em mente muitas coisas já, como
> Debian/FreeBSD, ZFS, IPFW, PF e outras soluções como (FreeNAS, pfSense,
> PCBSD, etc).
>
> Não hesitem em continuar nos enviando suas idéias, obrigado!

Paulo Henrique R. Oliveira. Consultória em Projetos de TI. Cel: (21)
9683-5433 - VIVO. Cel: (21) 7402-6128 - Claro. Desenvolvedor de Software
/ Administrador de Sitemas. Genuine BSD/Unix User.