[FUG-BR] criando uma ponte no trafego de dados !! ajuda aos experts

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Sexta Março 25 14:30:03 BRT 2011

Boa tarde Diogo, para podermos te ajudar, acho que vc precisa ser um
pouco mais claro, a sua mensagem está muito confusa, por isso o
pessoal está se confundindo.

Vamos lpa

2011/3/21 Diogo Rodrigo <diogo1980 em gmail.com>:
> prezados amigos , gostaria se e possivel isso com roteamento ou terei
> que desenvolver algum programa pra isso .
>
> tenho um modem 3g q pega algumas informacoes de um equipamento
> conectado via serial .

Entendemos: você possui um modem 3G, mas não sabemos qual tipo, ele é
apenas 3G? tem marca, modelo?, e neste modem está conectado um
equipamento qualquer através de porta serial. OK.

> este modem 3g tem saida serial onde ta plugado no meu equipamento .

O modem 3G possui uma saida serial, certo isso já ficou claro acima, e
que ele está conectado no seu equipamento também está claro. Mas
continua incerto que tipo de modem é, e que tipo de equipamento é.
O modem possui interface web? ele obtem acesso a internet através do
3G? Então ele obtem um IP do provedor 3G? Qual o provedor? Como que vc
acessa esse modem 3G?

> ele pega as informacoes e dispara para um determinado ip numa porta .

Quem pega as informações? Dá para entender que é o modem 3G, ele é
inteligente então? Não apenas um modem? É um equipamento próprio para
obter dados via seria e enviar para um destino (ip:porta)?

> e tenho um programa cliente q posso apontar para um ip e uma porta ,
> porem nao posso apontar direto para o modem 3g pois nao tem ip valido

Esse programa cliente aponta para um IP e uma porta.. hummm todos os
programas clientes devem fazer exatamente isso. Onde que está o
problema?

Pelo que dá para entender, o modem 3G precisa enviar os dados para
algum servidor, e você quer conectar esse programa cliente neste mesmo
servidor? Que servidor precisa que seja?

Bom, agora, partindo de um ponte diferente, sem interpretar exatamente
o que você escreveu:

Você possui um equipamento qualquer, que possui uma interface Serial
para coleta de dados, e você precisa coletar estes dados remotamente.
Isso já é um começo.

O local onde está localizado este equipamento só possui internet
através de conexão 3G.

Na conexão 3G, de alguma forma um IP precisa ser atribuido a um
equipamento atuando como router, as vezes o próprio modem, pode ser
que não seja um ip público, o seu provedor utiliza IPs privados para
usuários finais. Isso pode ser um problema.

Porém, se o seu modem 3G é inteligente a ponto de coletar sozinho os
dados de uma interface Serial e enviar para um Server, você pode usar
isso. Agora, precisamos saber que tipo de equipamento é esse que faz a
ponte entre a interface Serial e a rede 3G pq cada tipo de solução
pode precisar de um certo tipo de servidor (leia-se software rodando
em uma determinada porta em um computador ouvindo o q mandam para esta
porta).

> .
>
> enfim gostaria de alguma ajuda ou alguma ideia .

Com estas informações pode ser que fique mais fácil te ajudar.

--
Rafael Henrique da Silva Faria