[FUG-BR] Quagga(Zebra) x CPU (subindo as rotas)

Christopher Giese <Kblo> - BSDUX bsdux em bsdux.com.br
Segunda Maio 2 10:53:19 BRT 2011

Bom dia pessoal (quem é vivo sempre aparece)

Rodo alguns freebsd + quagga (full routing)...
Tenho notado um comportamento/sintoma muito estranho (em todos) nas
ultimas semanas (talvez ate meses)

Quando o quagga sobe... e recebe as full routing de varias
operadoras...... a coisa vai TRANQUILa ;)
Entao o Zebra começa a exercer sua função... e ensinar o OS as rotas que
o BGP aprendeu...
Pois bem... neste momento a CPU vai LA PRAS CUCUIAS (e o zebra fica
dentro de uma soh cpu...)

Tenho lido nas documentacoes.. .que apesar de o zebra ter sido concebido
pensando-se em multi-thread, o mesmo nao eh (pelo menos em linux e Freebsd)

Isto tenho em alguns locais (freebsd i386.... freebsd amd64)... e isto
equipamentos relativamente bons (2 processadores quadcore com 16 gigas
de ram... por exemplo)
Todos estao tendo os mesmos sintomas......

Alguns tem links grandes (acima dos 500 megas).... outros links menores
(de 40 megas)

Fiz alguns tunnings de isr e algumas outras instruções... até baixou um
pouco a CPU do ZEBRA.... porem de qq forma ainda fica muito alta...

Esta cpu alta gera "transtornos" as conexoes..... as vezes reiniciando
sessões BGP... o que vira uma bola de neve (loop)... afinal.... o zebra
começa novamente a ensinar as rotas ao OS... e assim fica....

Depois que o ZEBRA consegue ensinar as rotas.... ae tudo fica ok...
100%.... semanas.... sem problemas...
Ate que ocorre queda de operadora ou entao boot do FReeBSD... e o
pesadelo retorna..... ate que consiga ensinar todas as rotas (o que leva
horas as vezes)

Ja vasculhei artigos... codigos.... e nao achei nada para sanar de vez a
situacao... (tenho usado apenas bgpd sem zebra.... e feito pbrs
dinamicas com analises nas sessoes bgp.... mas isto eh muito "rta
(recurso tecnico alternativo";.... então minha meta eh encontrar uma
solução oficial ou (infelizmente) partir para uma solução de mercado....

Alguem ja passou por isso ?
Alguma dica ?

Grato

Att