[FUG-BR] [OFF] DragonFly e a GNU

Antônio Pessoa antoniopessoa em bsd.com.br
Quarta Maio 11 11:13:08 BRT 2011

2011/5/10 Danilo Egea <daniloegea em yahoo.com.br>:
> Tudo bem, vamos para o GCC então, meu aplicativo pra iPhone compilado
> com o GCC herda a licença do código e eu tenho que distribuí-lo livremente?

A compilação do código com o GCC não obriga o código a ser distribuído
sob a mesma licença. Tanto o é que existe código do iOS que é
compilado com o GCC atualmente e ele usa muitos software que estão com
seus códigos sob a GPLv2.

Legal notice do iOS do iPad primeira geração (basicamente o mesmo do
iPhone e iPod): http://pastebin.com/aui9G6zT

O impedimento da GPLv2 é a respeito do uso de código sob esta licença
em código fechado. Ao usar código GPL em qualquer parte do programa,
ele contamina tudo, todo o código precisa estar sob a GPL. Qualquer
código derivado deste também precisa estar sob a mesma licença e ser
publicado. Isso é uma licença viral.

No caso da GPLv3, existem mais restrições quanto a distribuição de
programas cujo os códigos estejam sob a GPL, juntamente com programas
licenciados sob outras licenças não livres/copyleft. A GPLv3 também
faz restrições quanto ao uso do DRM em programas que estejam sob essa
licença e esse foi o principal motivo do VLC ter saído da Apple Store,
mas essa é uma discussão longa.

Os advogados da FreeBSD Fundation recomendaram a retirada de qualquer
programa que estiver sob a GPLv3 da distribuição base do FreeBSD,
apenas no Ports, e isso inclui o GCC. Entenda que o problema está na
distribuição conjunta, não na instalação, que pode ser feita pelo
Ports ou direto do source. Como o FreeBSD, por sua organização, não
aceita programas que sejam uma dependência do sistema para ser
instalado pelo Ports, o GCC precisa ser substituído por algum
compilador GPLv2 ou sob uma licença permissiva. Existe a alternativa
de fazer um fork da última versão do GCC sob a GPLv2, mas essa é
antiga e acabou-se optando por investir em um compilador sob a BSD.

Claro que sempre vai existir a discurssão do melhor caminho a ser
tomado, mas é inegável que o GCC não poderia continuar como está para
não termos problemas legais sérios depois e termos que fazer tudo na
pressa, seria péssimo para o FreeBSD.

Se errei algo me corrijam.

Atenciosamente,

--