[FUG-BR] Pergunta básica sobre atualização de pacotes

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Segunda Maio 16 08:08:32 BRT 2011

Olá pessoal,

Eu comecei no FreeBSD tem muito pouco tempo, ano passado. Devido minhas
prioridades aqui na empresa não tive tempo de por em prática o que
aprendi e normalmente o que não praticamos a tendência é esquecer. Mas
estou relembrando aos poucos. :)
Minha dúvida é a seguinte e vou dar um exemplo prático:

- Vamos dizer que tenho no servidor instalado: apache, php5, mysql e
sobre ele um aplicação em php desenvolvida aqui pela empresa. Rodando o
portaudit descubro que tenho problemas de segurança com o php5. Acredito
que muitos aqui diriam para desinstalar e instalar a versão corrigida do
ports mas aí me deparo com essa situação:

Obs: não tem vulnerabilidade nessa versão do php não heim! rsrsr é só um
exemplo.

(root em baldfw)[~]# pkg_info -R php5-5.3.6
Information for php5-5.3.6:

Required by:
php5-ctype-5.3.6
php5-dom-5.3.6
php5-filter-5.3.6
php5-gd-5.3.6
php5-hash-5.3.6
php5-iconv-5.3.6
php5-json-5.3.6
php5-mbstring-5.3.6
php5-mcrypt-5.3.6
php5-mysql-5.3.6
php5-openssl-5.3.6
php5-pdo-5.3.6
php5-pdo_sqlite-5.3.6
php5-posix-5.3.6
php5-session-5.3.6
php5-simplexml-5.3.6
php5-sqlite-5.3.6
php5-sqlite3-5.3.6
php5-tokenizer-5.3.6
php5-xml-5.3.6
php5-xmlreader-5.3.6
php5-xmlwriter-5.3.6
php5-extensions-1.5
php5-bz2-5.3.6
pecl-pdflib-2.1.8
php5-zlib-5.3.6
php5-zip-5.3.6
phpMyAdmin-3.3.10

Aí descubro que todo esse povo aí em cima depende do php5. O que fazer?
Remover todos esses pacotes inclusive o php5 e depois instalar todos
novamente pelo ports ou existe alguma solução segura e menos
traumática?  :)  Sei que é uma dúvida bem iniciante mas realmente é de
vital importância para mim.

[]´s da lista e obrigado desde já.