[FUG-BR] restore (sort of) de maquina

Quarta Maio 18 16:28:17 BRT 2011

buenas, piás :)

bem.. estou com a necessidade de transportar maquina virtual em VMWare
para outra máquina virtual (questão de espaço). Contudo, nem a pau,
nicolau. Faço o restore em cima de uma instalação muito básica,
funcional até então (boot, ok).

após o restore de tudo, no boot imediatamente seguinte.. nada. Um
prompt (sorry, não li o prompt) mas diz para NA SELEÇÃO DE BOOT (menu)
indicar as seguintes variáveis:

vfs.rootmountfrom=ufs:/dev/ad0s1a (êsse é o slice real)
vfs.root.mountfrom.options=rw

imagino que, a seguir, devo indicar: boot kernel, né?

pois é.. primeiro indica que o /dev não existe (existia quando da
instalação original) e novamente cai no tal prompt de erro :(

então resolvi fazer uma abordagem diferente: vou restaurar /var /usr
e NÃO restauro / (root) e seja o que deus quiser; contudo, aí tenho
(mais um) pequeno problema: manter meus usuários originais.

pretendo fazer um tar.bz2 dos seguintes arquivos do  /etc: passwd group
master.passwd rc.conf pwd.db na tentativa de manter as condições
originais.

perguntas:

a) alguém tem uma sugestão melhor, mais técnica do que essa minha
gambi.. ah, esqueci, chama-se "alternativa tecnica eventual" (risos)?

b) caso não tenham - fico por minha conta e risco - alguma coisa que
possa impedir os usuários de acessar a máquina (inclusive o root)
devido a algum erro não previsto?

grato

--
 saudações,