[FUG-BR] restore (sort of) de maquina

Nilton Jose Rizzo rizzo em i805.com.br
Sexta Maio 20 00:39:35 BRT 2011

On Wed, 18 May 2011 16:28:17 -0300, irado furioso com tudo wrote
> [...]
>
> então resolvi fazer uma abordagem diferente: vou restaurar /var /usr
> e NÃO restauro / (root) e seja o que deus quiser; contudo, aí tenho
> (mais um) pequeno problema: manter meus usuários originais.
>
> pretendo fazer um tar.bz2 dos seguintes arquivos do  /etc: passwd group
> master.passwd rc.conf pwd.db na tentativa de manter as condições
> originais.
>
> perguntas:
>
> a) alguém tem uma sugestão melhor, mais técnica do que essa minha
> gambi.. ah, esqueci, chama-se "alternativa tecnica eventual" (risos)?

  bom .. normalmente uso um tar e não um dump, não sei se dá muita diferença
  em caso de transferencia entre máqwuinas

> b) caso não tenham - fico por minha conta e risco - alguma coisa que
> possa impedir os usuários de acessar a máquina (inclusive o root)
> devido a algum erro não previsto?

   Antes de deslogar faça um coisa simples entre no vipw e adicione
    uma linha com comentário e salve o arquivo , ou crie na mão um
    usuário que o proprio vipw reconstroi a base de dados e
    "provavelmente" não dará erro!  Ja fiz isso algumas dezenas de vezes
    quando fazia uma instalação nova de server e portava os usuarios
    assim.  Mas na dúvida não deslogue abra um novo terminas
     e logo com um usuário normal e veja se está  tudo ok

Ps.: o sono tá doido .. desculpe-me pelos erros de digitaç~çao