[FUG-BR] FreeNAS com redundancia

Leandro Silva ldfsilva em gmail.com
Segunda Maio 30 22:48:09 BRT 2011

2011/5/30 Lucas Mocellin <lucasmocellin em kktua.org>

> e sobre a confiabilidade disso?

A confiabilidade vai depender da configuração que voce fizer, vale pensar
antes o quão critico serão os dados armazenados la, quanto tempo de
indisponibilidade é aceitavel, etc

> não encontrei nenhum case de sucesso no google. não é suportado
> originalmente pelo FreeNAS, então eu teria que fazer uma solução "caseira",
> certo?

Procurando até que se encontra alguns casos Lucas, o legal de solução
caseira é que você sabe o que esta rolando ali, você separa bem cada
conceito e então se algo parar você podera encontrar com maior facilidade
onde esta o problema.
Soluções parrudas podem até não parar, porém quando acontecer... Esteja
preparado.. se for código aberto maravilha, você pode pedir ajuda a amigos,
etc.. se não for, é bom que você tenha um belo contrato R$ de suporte.

ao menos quem sabe em breve, há um ticket para adicionar essa funcionalidade
> no FreeNAS: http://support.freenas.org/ticket/60

Ao meu ver o pessoal do FreeNAS ainda ira trazer bastante coisas legais, mas
o foco por agora é deixar redonda a parte de ZFS + iSCSI.
Você falou de confiabilidade, ainda não da para dizer que é 100% mas atende
bem as necessidades com alguns ajustes.
Como foi mencionado por você no ticket acima, em breve o pessoal da trazendo
algo para facilitar essa parte de redundancia... logo logo temos algo
comparavel com SRDF da EMC, BCVs / Shadow Image e afins..

Ja o HAST, ao meu ver esta mais preocupado com a parte de redundancia.. por
enquanto acho que só esta rolando master / slave entre dois nós.. quem sabe
não tenhamos algo como GFS ..

Como eu vou ter a responsabilidade sobre esse Storage, quero fazer algo que
> seja confiável, se não não vejo vantagem em ter algo assim, aí penso que
> farei um RAID mirror local na máquina e mais a frente quando houver
> recursos, comprar um Storage profissional.

Atualmente você possui dois dispositivos para atuarem como storage ?, você
tem um daqueles NAS da HP e/ou Dell com bastante espaço de armazenamento?
discos hot swaps ? SATA / SAS ? ou está com um servidor com bastante
capacidade de discos ?

Dependendo da volumetria de dados que você vai trabalhar e os recursos a
serem utilizados eu acredito não ser uma boa vantagem partir para um storage

> O que você acha?

Se você ja estava disposto a encarar DRDB, eu acho que vale a pena ir para
uma solucao no Free.. eu não conheço muito do DRDB mas pelo pouco que li ele
lembra bastante GLVM e no lado do Free o ggated, vale a pena fazer os
testes..