[FUG-BR] duvida urgente !!!!!

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Terça Maio 31 10:06:55 BRT 2011

Oi Rafael

Outra técnica muito mais moderna e elegante consiste em (com a máquina
desligada): trocar a porta onde o HD SATA está ligado e religue a máquina.
Como há de 3 a 6 portas, normalmente, por tentativa e erro, você acaba
certando a porta certa.

Outro método é bootar com um live CD ou pendrive (já há um iso para isto e
as instruções detalhadas de como fazê-lo), e depois do sysinstall ser
iniciado, use o FIXIT, descubra o /dev onde o HD está montado, monte o / e
edite o /etc/fstab para trocar o device antigo pelo device novo.

A segunda opção é mais refinada (serve para contar nas festas) e a primeira
é para você achar que é mais esperto que os usuários em geral.

E por falar em montagem de HDs, alguém da lista sabe como o FreeBSD escolhe
as portas SATA para chama-las de ad0, ad1, ad4, etc.? Da última vez que eu
migrei um HD de máquina, olhei o manual da placa, vi quem era chamado de
porta 0, 1, 2, e achei que fosse acertar de primeira. Ledo engano.... Acabei
eu mesmo corrigindo o problema editando o fstab.

Um abraço

Edu

2011/5/31 Rafael Mentz Aquino <rafael em lk6.com.br>

> Oi,
>
> O BSD está reconhecendo o HD diferente.
>
> Pressiona o Scroll
> Lock, sobe a tela e procura o HD
>
> ad0
>
> ad4
>
> ad6
>
> etc.. (se for ID ou
> SATA).
>
> Na tela de erro, coloca ufs:ad0 (se for o ad0s1a que tu achou,
> claro), ou ufs:/dev/ad0s1a
>
> Depois pressiona  no /bin/sh
>
> Monta
> manualmente as outras partições.
>
> mount -o rw /dev/ad0s1a / (de novo,
> [...]

Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor Level 3
Dep. Quimica da Universidade Federal do Paraná
fone: +55(41)3361-3300
fax:   +55(41)3361-3186