[FUG-BR] duvida urgente !!!!!

Rafael Mentz Aquino rafael em lk6.com.br
Terça Maio 31 10:29:34 BRT 2011

Oi,

Realmente estas técnicas são bem "bonitas", porém na
emergência,

a não ser que tu já tenha gravado o ISO/Pendrive, fica
ruim usar a técnica 2.

E em relação à tecnica 1, acho mais moderno e
elegante entender como o BSD

funciona nesta parte e saber como montar
um HD manualmente. É com certeza mais rápido

que abrir a máquina e
ficar testando porta por porta sata. Se o BSD oferece a opção

de
montagem manual, por que não usá-la? ;-)

A ordem dos HDs e como o BSD
mostra isso, se ad4 ou ad0, depende de como as portas

SATA são
configuradas na BIOS.

Abçs!

--
Rafael Mentz Aquino
LK6 Soluções em

On Tue, 31 May 2011
10:06:55 -0300, Eduardo Lemos de Sa wrote:

> Oi Rafael
>
> Outra
técnica muito mais moderna e elegante consiste em (com a máquina

desligada): trocar a porta onde o HD SATA está ligado e religue a
máquina.
> Como há de 3 a 6 portas, normalmente, por tentativa e erro,
você acaba
> certando a porta certa.
>
> Outro método é bootar com um
live CD ou pendrive (já há um iso para isto e
> as instruções detalhadas
de como fazê-lo), e depois do sysinstall ser
> iniciado, use o FIXIT,
descubra o /dev onde o HD está montado, monte o / e
> edite o /etc/fstab
para trocar o device antigo pelo device novo.

> A segunda opção é
mais refinada (serve para contar nas festas) e a primeira
> é para você
achar que é mais esperto que os usuários em geral.

> E por falar em
montagem de HDs, alguém da lista sabe como o FreeBSD escolhe
> as portas
SATA para chama-las de ad0, ad1, ad4, etc.? Da última vez que eu

migrei um HD de máquina, olhei o manual da placa, vi quem era chamado
de
> porta 0, 1, 2, e achei que fosse acertar de primeira. Ledo
engano.... Acabei
> eu mesmo corrigindo o problema editando o fstab.
>

> Um abraço
>
> Edu
>
> 2011/5/31 Rafael Mentz Aquino

Lock, sobe a tela e procura o HD

etc.. (se for ID ou

for o ad0s1a que tu achou,

pressiona no /bin/sh

mount /dev/ad0s1d /var, etc...

para o novo hd.

Abraço!!

Domingos de Almeida,

(51) 3035-6997 -

May 2011 09:14:40 -0300, Diogo

instalar outra placa mae no meu servidor

inciia ele nao monta a partição do fstab pq

/>

servidor
[1]

[1]