[FUG-BR] FreeBSD como desktop

vic vic em wa.pro.br
Terça Maio 31 15:09:46 BRT 2011

On Tue, 31 May 2011 11:52:25 -0300, Leonardo Augusto
<lalinden em gmail.com> wrote:
> Legal,
>
> Quero fazer isso numa maquina que tenho aqui.
>
> Quais ports voce instalou ?
>
> Podias dizer ai os pontos a ajustar para poupar o trabalhos dos que
> tentarem fazer mesmo :)
>
> Voce entra por default em shell e depois sobe o grafico manualmente ?
>
> Eu prefiro assim.. que entrasse por default no modo texto... e só
> subisse o gnome/kde/etc quando quisesse...
>
> Mas ja tentei algumas vezes e desisti...
>
> []´s

Os ports depende do desktop que você quer. Os ajustes, quando
necessário, são simples e facilmente encontrados na internet[1]. Os que
lembro:

a. Flash tem no handbook, como indicado nesse thread
b. Som é só carregar o módulo. Veja no handbook
c. Configuração do xorg tem no handbook
d. Corrigir as permissões do device para gravar cd/dvd:
http://networking.ringofsaturn.com/Unix/FreeBSD-Burning.php (não lembro
se tem no handbook)
e. Para desligar o computador direto da GUI, você pode colocar o seu
usuário no grupo wheel. Talvez tenha que mexer no polkit ou hal, não
lembro.
f. Para iniciar o X, basta adicionar o WM no ~/.xinitrc. Por ex: echo
"exec ck-launch-session startxfce4" > ~/.xinitrc

IMHO, o PC-BSD até a versão 8.x funciona bem só com KDE. A partir da
9.x, ele virá preparado para rodar qualquer WM (pelo menos os mais
conhecidos).

Você pode usar essa imagem iso[2] que já tem com o 8.2-RELEASE i386 or
amd64 com xfce

[1]: Se não achar no histórico da lista, procure em forums.freebsd.org.
[2]: http://freebsd-custom.wikidot.com/downloads-page

vic
http://choppnerd.com